A tradução funcional nos livros didáticos de Espanhol do PNDL 2012

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1p7

Palavras-chave:

Traducción Funcional, Libro Didáctico, Enseñanza de ELE, PNLD

Resumo

O presente artigo é resultado da análise de livros didáticos de espanhol do Plano Nacional do Livro Didático-PNLD 2012, do Ministério da Educação (MEC) do Brasil. O objetivo desse trabalho é analisar, sob o viés funcionalista, os exercícios de tradução nos livros didáticos. Os livros analizados são respectivamente: El arte de leer -español, Enlaces-Español para jóvenes brasileños y Síntesis - Curso de lengua española. Para tanto, foi elaborado um questionário com perguntas sobre a abordagem da tradução. Como referencial teórico deste trabalho, foram utilizadas as contribuições dos seguintes autores: Christiane Nord (1996, 2005, 2012), Katharina Reiss y Hans J. Vermeer (1996) da teoria funcionalista da tradução. A partir da análise, concluímos que os livros didáticos, ao utilizarem a tradução como recurso didático para o ensino de línguas, não se enquadram dentro da perspectiva funcional da tradução, pois não são considerados aspectos de gênero, lugar, tempo, função do texto base e meta, público receptor, dentre outros que estão listados na análise do trabalho. Após o resultado da análise das questões, apresentamos, com base na perspectiva funcional da tradução, propostas de recontextualização das atividades analisadas.

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Biografia do Autor

Valdecy Oliveira Pontes, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal do Ceará.

Tatiane Xavier Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras - Espanhol (UFC).

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Publicado

11-03-2019

Como Citar

PONTES, Valdecy Oliveira; SILVA, Tatiane Xavier. A tradução funcional nos livros didáticos de Espanhol do PNDL 2012. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1, p. 7–30, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1p7. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/31142. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos