Professor como ator do agir docente – Uma análise de diários reflexivos

Autores

  • Laila Alves Santos Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1p163

Palavras-chave:

Agir docente, Ator, Apropriação de instrumentos, Trabalho prescrito, Trabalho real

Resumo

Este artigo trata do tema “trabalho docente” e tem como objetivo geral verificar como o professor é representado no processo de apropriação da gamificação como instrumento, a partir de textos produzidos pelo e para o professor. Os dados utilizados para análise consistem em diários reflexivos escritos pela professora-pesquisadora e produzidos antes e após aulas que tiveram elementos da gamificação envolvidos. Baseamos nossa análise, primeiramente, no posicionamento epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e é a partir desta base que o corpus será analisado, privilegiando os níveis enunciativos e semânticos da análise de elementos linguístico-discursivos. A partir do gênero diários pode-se ver observar o trabalho real, além das as capacidades mobilizadas para o agir, postura do professor diante dos impedimentos e o desenvolvimento dentro de uma aula desde seu planejamento, à execução e avaliação. O que nos leva a concluir que o professor, em seu trabalho real é ator do seu trabalho e agir, baseando ações em suas intenções e motivos.

Biografia do Autor

Laila Alves Santos, Universidade de Taubaté

Mestre em linguística aplicada pela universidade de taubaté. Professora de língua inglesa na rede pública do município de Barra Mansa, RJ. 

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Publicado

11-03-2019

Como Citar

SANTOS, Laila Alves. Professor como ator do agir docente – Uma análise de diários reflexivos. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1, p. 163–182, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1p163. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/30198. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos