Marcas avaliativas em imagens jornalísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p195

Palavras-chave:

Sistema de Avaliatividade, Imagens jornalísticas, Multimodalidade

Resumo

Objetivando investigar a avaliatividade em imagens, analisamos cinco imagens jornalísticas quanto: i) ao contexto de publicação e de recontextualização; ii) à estrutura multifuncional; e iii) aos itens avaliativos. Os resultados demonstram: i) a prevalência das marcas avaliativas atitudinais de afeto; ii) presença de julgamento explícito (ideacionalmente representado) ou implícito (atribuído pelo leitor); iii) apreciação implícita e atribuída pelo leitor; iv) engajamento por expansão dialógica, realizado pelo enquadramento da foto; v) gradação como ponto de entrada para a avaliação visual. Esses resultados demonstram a importância de sistematizar categorias de análise e de considerar a avaliatividade como importante fonte de informação no estudo dos significados de textos multimodais, especialmente os que englobam linguagem visual estática.

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Biografia do Autor

Cristiane Salete Florek, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado da Universidade Federal de Santa Maria. 

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Publicado

19-11-2017

Como Citar

FLOREK, Cristiane Salete. Marcas avaliativas em imagens jornalísticas. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 2, p. 195–230, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n2p195. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/30088. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos