A diferença e a diversidade na sala de aula: identidades religiosas em jogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n1p259

Palavras-chave:

Diversidade, Identidades sociais, Sala de aula

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar como a diferença e a diversidade em sala de aula são expressas por meio da linguagem, pelo modo como os participantes interagem com as identidades sociais. Nessa perspectiva, o texto apresenta como alunos de uma turma de Ensino Médio de escola pública interagem tendo em vista as categorias de pertencimento religioso. Os pressupostos teóricos empregados são da Análise de Categorias de Pertencimento e os dados de interação utilizados na análise são resultantes de gravações audiovisuais de uma pesquisa qualitativa-interpretativa de cunho etnográfico. A análise mostra que a religião é um marcador social na sala de aula, o pertencimento a determinadas categorias religiosas são assumidos enquanto outros são omitidos, o que tem relação com o contexto no qual a escola está inserida. Esses resultados apontam para a relevância do olhar para a diversidade e a diferença na sala de aula.

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Biografia do Autor

Jakeline Aparecida Semechechem, Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

30-11-2016

Como Citar

SEMECHECHEM, J. A. A diferença e a diversidade na sala de aula: identidades religiosas em jogo. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 1, p. 259–279, 2016. DOI: 10.5433/1519-5392.2016v16n1p259. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/21544. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos