A diferença e a diversidade na sala de aula: identidades religiosas em jogo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n1p259Palavras-chave:
Diversidade, Identidades sociais, Sala de aulaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar como a diferença e a diversidade em sala de aula são expressas por meio da linguagem, pelo modo como os participantes interagem com as identidades sociais. Nessa perspectiva, o texto apresenta como alunos de uma turma de Ensino Médio de escola pública interagem tendo em vista as categorias de pertencimento religioso. Os pressupostos teóricos empregados são da Análise de Categorias de Pertencimento e os dados de interação utilizados na análise são resultantes de gravações audiovisuais de uma pesquisa qualitativa-interpretativa de cunho etnográfico. A análise mostra que a religião é um marcador social na sala de aula, o pertencimento a determinadas categorias religiosas são assumidos enquanto outros são omitidos, o que tem relação com o contexto no qual a escola está inserida. Esses resultados apontam para a relevância do olhar para a diversidade e a diferença na sala de aula.Downloads
Referências
ABELEDO, Maria Lopez O. L et al. Uma compreensão etnometodológica de aprendizagem e proficiência em língua adicional. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v.53, n.1, p. 131-144, 2014.
ALMEIDA, Alexandre do Nascimento. A construção de masculinidades na fala-eminteração em cenários escolares. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
ERICKSON, Frederick. Ethnographic microanalysis of interaction. In: LECOMPTE, M. D.; MILLROY, W. L.; PREISSLE, J. (Ed.). The handbook of qualitative research in education. Nova Iorque: Academic Press, 1992. p. 201-225.
FORTES, Mellisa Santos. Uma compreensão etnometodológica do trabalho de fazer membro na fala-em-interação de entrevista de proficiência oral em português como língua adicional. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
GARCEZ, Pedro M. A perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica sobre o uso da linguagem em interação social. In: LODER, L. L; JUNG, N. M. Fala-eminteração social: introdução à análise da conversa etnometodológica. Campinas: Mercado de Letras, 2008ª. p. 17-38.
GARCEZ, Pedro M.; BULLA, Gabriela da Silva; LODER, Leticia L. Práticas de pesquisa microetnográfica: geração, segmentação e transcrição de dados audiovisuais como procedimentos analíticos plenos. DELTA, 2014, vol.30, n.2, p. 257-288. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/delta/v30n2/0102-4450-delta-30-02-0257.pdf. Acesso em: 15 fev. 2015.
GARFINKEL, Harold. Estudios em Etnometodología. Tradução de Hugo Antonio Pérez Hernáiz. Barcelona: Anthropos Editorial, 2006.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A Editora, 2000.
JUNG, Neiva Maria. A (re)produção de identidades sociais na comunidade e na escola. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2009.
KNIPHOFF, Ana Maria. O gerenciamento de categorias de pertencimento no trabalho de avaliação pedagógica na fala-em-interação de sala de aula de EJA. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
LODER, Leticia L. O modelo Jefferson de transcrição: convenções e debates. In: LODER, Leticia L.; JUNG, Neiva M. (Org.). Fala-em-interação social: introdução à análise da conversa etnometodológica. Campinas: Mercado de Letras, 2008. p. 127-163.
LODER, Leticia L.; SALIMEN, Paola Guimaraens; MÜLLER, Marden. Noções fundamentais: seqüencialidade, adjacência e preferência. In: LODER, L. L; JUNG, N. M. Fala em interação social: Introdução à Análise da Conversa Etnometodológica. Campinas: Mercado de Letras, 2008. p. 39-58.
MONTAGNER, Paula et al. Diversidade e capacitação em escolas de governo: mesa-redonda de pesquisa-ação. Brasília: ENAP, 2010.
SACKS, Harvey. Lecture 6 – The MIR Membership Categorization Device. In: SACKS, Harvey. Lectures on conversation. Oxford: Basil Blackwell, 1992. v.1-2.
SCHEGLOFF, Emanuel. A. A tutorial on membership categorization. Journal of Pragmatics, Amsterdam, v, 39, p. 462-482, 2007a.
SCHEGLOFF, Emanuel A. Categories in action: person-reference and membership categorization. Discourse Studies, Abingdon, v. 9, p. 433-461, 2007b.
SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida. Letramento e identidades sociais em um município multilíngue no Paraná. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010.
SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida; JUNG, Neiva Maria. A co-construção de identidades sociais em sala de aula. Uniletras, Ponta Grossa, v. 30, n. 1, p. 9-31, jan./jun. 2008.
SILVERMAN, David. Harvey Sacks: Social Science and Conversation Analysis. New York: Oxford University Press, 1998.
UFLACKER, Cristina Marques. Fazer avaliar na construção do participante competente em sala de aula. 2012. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
WOOLARD, Kathryn A. Bystanders and the linguistic construction of identity in face-to-back Communication. In: AUER, Peter. (Ed.). Style and Social Identities: alternative Approaches to Linguistic Heterogeneity. Berlim, New York: Mouton de Gruyter, 2007. p. 187-205.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Entretextos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.