A avaliação da aprendizagem de língua inglesa no contexto do letramento crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p211

Palavras-chave:

Ensino de línguas, Avaliação da aprendizagem de línguas, Teorias de letramentos, Multiletramentos, Letramento crítico

Resumo

Fruto de pesquisa de Mestrado de natureza qualitativa-interpretativa (DUBOC, 2007), este trabalho tem como objetivo discutir a questão da avaliação da língua inglesa segundo as teorias de letramentos mais recentes (COPE E KALANTZIS, 2000; GEE, 2000, 2004; LANKSHEAR E KNOBEL, 2003; SOARES, 2004, 2005). Tendo como ponto de partida a investigação sobre concepções e práticas de avaliação da língua inglesa em comunidades do Ensino Fundamental, a pesquisa, de caráter etnográfico (ANDRÉ, 2003), permitiu-nos identificar a recorrência de uma concepção de avaliação de línguas como sinônimo de mensuração, a ênfase à avaliação de conteúdos objetivos e estáveis e ainda o predomínio do uso da prova escrita. Diante de tais resultados, este artigo convida o leitor ao exercício de re-conceituação da avaliação da aprendizagem de forma a contemplar as transformações epistemológicas assinaladas pelos novos estudos de letramento. Trata-se de um esboço quanto às características, conteúdos e modalidades avaliativas segundo tais teorias, com ênfase para o trabalho de letramento crítico no contexto do ensino de línguas estrangeiras.

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Biografia do Autor

Ana Paula Martinez Duboc, Universidade de São Paulo

Professora Doutora na Universidade de São Paulo

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Publicado

15-06-2014

Como Citar

DUBOC, Ana Paula Martinez. A avaliação da aprendizagem de língua inglesa no contexto do letramento crítico. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 211–228, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2007v7n1p211. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18539. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos