O sujeito professor de língua portuguesa: a construção de uma imagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p190

Palavras-chave:

Professor, Sujeito, Discurso.

Resumo

Esta pesquisa, situada no âmbito da Análise do Discurso conhecida como de linha francesa, possui como eixo do dispositivo teórico-analítico a noção de sujeito, a partir dos estudos de Michel Pêcheux. Todo discurso é produzido por um sujeito e, ao mesmo tempo, constrói sentidos que representam as posições sociais, históricas e ideológicas desse sujeito. Nesse sentido, o sujeito professor também é marcado por seus traços sociais, ideológicos e históricos, e seus discursos, materialmente manifestados em sala de aula, reuniões, conversas ou em entrevistas, revelam sua identidade. Diante dessa questão, o objetivo deste artigo é analisar a construção da imagem do sujeito professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de Maringá.  O corpus da pesquisa é constituído por respostas a questionário fornecidas por professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental – terceiro e quarto ciclos – e do Ensino Médio, em diferentes escolas estaduais de Maringá. Por meio da análise dos discursos que emergiram dos questionários, foi possível construir a imagem do sujeito professor de Língua Portuguesa, bem como refletirmos sobre a manifestação desse sujeito no processo discursivo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliana Alves Greco, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo.  Professora do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá.

Aparecida de Fatima Peres, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.  Professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. Heterogeneité montrée et heterogeneité constitutive: élements pour une approche de l'autre dans le discours. DRLAV, Centre de Recherche de l'Université de Paris, Paris, n. 26, p. 91-151, 1982.

BENVENISTE, Émile. Problemas de lingüística geral . 4. ed. Campinas: Pontes, 1995.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. 5. ed. Campinas: Unicamp, 1996.

COURTINE, Jean-Jacques. “Quelques problèmes thèoriques problèmes théoriques et méthodologiques en analyse du discours; à propos du discours communiste adressé aux chrétiens”. Langages, (62);9-127, juin 81. Paris, Larousse.

GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de Português. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2001, p. 39-56.

GRECO, Eliana Alves. A imagem do professor construída pela revista Veja. In: JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO E ENCONTRO INTERNACIONAL DA IMAGEM EM DISCURSO, 2, 1, 2012, Maringá, PR. Anais.... Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2012.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese do discurso. Criar Edições: Curitiba, 2005.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 3. ed. Campinas: Unicamp, 1997.

PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine.A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, Françoise; HAK, Toni (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Unicamp, 1997.

ZAGURI, Tânia. O professor refém: para pais e professores entenderem por que fracassa a educação no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Downloads

Publicado

23-10-2014

Como Citar

GRECO, E. A.; PERES, A. de F. O sujeito professor de língua portuguesa: a construção de uma imagem. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 1, p. 190–205, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n1p190. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16516. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.