Os gêneros textuais no Livro Didático Síntesis de Língua Espanhola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p7

Palavras-chave:

Aprendizagem, Aluno, Gêneros textuais, Livro Didático Síntesis, Língua Espanhola

Resumo

Neste trabalho analisamos como osgêneros textuais são utilizados no Livro Didático Síntesis de Língua Espanhola do Ensino Médio e que implicações essaestrutura traz para o aluno. Para isso descrevemos a diversidade de gênerospresentes no referido livro e discutimos as implicações dessa organização. Usamoscomo referencial teórico a abordagem dos PCN (1998) e os estudos de AlmeidaFilho (2008), Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), dentre outros. Constatamos queo Livro Didático analisado possui uma boa diversidade de gêneros, contendoambos os registros, formal e informal, sendo a maioria pertencente à modalidadeescrita da língua, mas com gêneros da oralidade e até da modalidade visual oumultimodal. Os textos apresentam-se em tamanho adequado e possuem linguagemsimples e acessível à faixa etária do aluno. Os temas presentes nos gênerosestão dentro de uma proposta comunicativa, trazem variedade e adequação e sãotextos recentes extraídos de suportes que estão inseridos no contexto social.Portanto, podemos dizer que o Livro Didático Síntesis é um manual relevante para aprendizagem do aluno poroferecer uma proposta por meio de textos com uma boa diversidade de gêneros,adequados aos alunos, de forma a possibilitar situações reais de comunicação.PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem.Aluno. Gêneros textuais. Livro Didático Síntesis.Língua Espanhola.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Rosamilton Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Charles Albuquerque Ponte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas. Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2008.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra : prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. 4. ed. São Paulo: SP. Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua estrangeira: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF. 1998.

FAE – MEC/UNESCO. Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos. Brasília – DF, 1994.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARTINEZ, Pierre. Didática de línguas estrangeiras. Tradução de Marco Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

MARTIN, Ivan. Síntesis: curso de lengua española: ensino médio. São Paulo: Ática, 2010.


TOMLINSON, Brian; MASUHARA, Hitomi. A elaboração de materiais para curso de idiomas. Tradução de Rosana Sakugawa Ramos Cruz Gouveia. São Paulo: Special Book Services Livraria, 2005.

Downloads

Publicado

23-10-2014

Como Citar

LIMA, J. R.; PONTE, C. A. Os gêneros textuais no Livro Didático Síntesis de Língua Espanhola. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 1, p. 7–26, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n1p7. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16065. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos