Os gêneros textuais no Livro Didático Síntesis de Língua Espanhola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p7

Palavras-chave:

Aprendizagem, Aluno, Gêneros textuais, Livro Didático Síntesis, Língua Espanhola

Resumo

Neste trabalho analisamos como osgêneros textuais são utilizados no Livro Didático Síntesis de Língua Espanhola do Ensino Médio e que implicações essaestrutura traz para o aluno. Para isso descrevemos a diversidade de gênerospresentes no referido livro e discutimos as implicações dessa organização. Usamoscomo referencial teórico a abordagem dos PCN (1998) e os estudos de AlmeidaFilho (2008), Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), dentre outros. Constatamos queo Livro Didático analisado possui uma boa diversidade de gêneros, contendoambos os registros, formal e informal, sendo a maioria pertencente à modalidadeescrita da língua, mas com gêneros da oralidade e até da modalidade visual oumultimodal. Os textos apresentam-se em tamanho adequado e possuem linguagemsimples e acessível à faixa etária do aluno. Os temas presentes nos gênerosestão dentro de uma proposta comunicativa, trazem variedade e adequação e sãotextos recentes extraídos de suportes que estão inseridos no contexto social.Portanto, podemos dizer que o Livro Didático Síntesis é um manual relevante para aprendizagem do aluno poroferecer uma proposta por meio de textos com uma boa diversidade de gêneros,adequados aos alunos, de forma a possibilitar situações reais de comunicação.PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem.Aluno. Gêneros textuais. Livro Didático Síntesis.Língua Espanhola.

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Biografia do Autor

José Rosamilton Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Charles Albuquerque Ponte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas. Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Referências

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Publicado

23-10-2014

Como Citar

LIMA, José Rosamilton; PONTE, Charles Albuquerque. Os gêneros textuais no Livro Didático Síntesis de Língua Espanhola. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 1, p. 7–26, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n1p7. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16065. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos