Educação escolar das crianças pequenas e a transmissão da cultura como função primeira: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p609

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Desenvolvimento humano, Função Social da escola, Prática pedagógica na Educação Infantil

Resumo

Este ensaio teórico propõe apresentar os principais conceitos da Teoria Histórico-Cultural, tomando esta teoria como fonte de contribuição à prática pedagógica dos professores da educação infantil. Por meio de revisão bibliográfica, o texto parte do estudo de pesquisas de Vygotski (1995, 2001), de autores da escola vygotskiana (Elkonin, 1996; Leontiev, 2004) e pesquisadores atuais alinhados a esta escola (Tuleski, 2008; Duarte, 2021). Apesar do crescimento dos estudos e da produção científica sobre a Teoria Histórico-Cultural e suas implicações pedagógicas no Brasil, persistem lacunas, dúvidas e equívocos na “transposição didática” para o cotidiano da educação infantil. O contexto histórico da produção vygotskiana e suas vinculações políticas resultam em uma teoria que pretende contribuir para o desenvolvimento humano defendendo a transmissão da cultura humana acumulada às novas gerações. A educação escolar adquire papel central na sociedade contemporânea, visando atingir este objetivo. O presente ensaio fornece elementos teóricos que podem contribuir para a construção de projetos político-pedagógicos na educação infantil referenciados na Teoria Histórico-Cultural.

Biografia do Autor

Julie Tsukuda, UNESP - Araraquara

Doutoranda em Educação Escolar (Unesp- Araraquara). Mestre em educação (UEM). Professora da rede municipal de Londrina. 

Eliza Maria Barbosa, UNESP - Araraquara

Doutora em Educação Escolar (Unesp - Araraquara). Docente do departamento de Psicologia da Educação e do Programa de pós-graduação em educação escolar (Unesp- Araraquara). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação Infantil e Teoria Histórico-Cultural e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Infância e Educação.

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Publicado

21-06-2024

Como Citar

TSUKUDA, Julie; BARBOSA, Eliza Maria. Educação escolar das crianças pequenas e a transmissão da cultura como função primeira: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a prática pedagógica. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 609–624, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p609. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50782. Acesso em: 30 jun. 2024.