Vol. 8 No. 14 (2014): Dossiê Tecnologia e Imagem

					View Vol. 8 No. 14 (2014): Dossiê Tecnologia e Imagem

Acerca das histórias e estórias da relação entre imagem e tecnologia trata esse número da Revista Domínios da Imagem. Às primeiras dedicam-se os autores dos textos aqui articulados, às segunda dedicamos uma meta-narrativa fotográfica que, de uma colaborativa, entremeia os artigos com imagens recebidas por meio de dispositivos digitais. 

________

Nossa imagem de capa é uma charge do historiador espanhol, pioneiro no que diz respeito às pesquisas sobre tecnologia, literacia e criação de escritas digitais, Antonio Rodriguez de Las Heras. Las Heras é catedrático da Universidad Carlos III de Madrid, diretor do Instituto de Cultura y Tecnología desta universidade e membro do conselho diretivo da revista TELOS. Cuadernos de Comunicación, Tecnología y Sociedad. Em 1990 foi premiado, pela FUNDESCO, por seu livro Navegar por la información. Seus trabalhos podem ser encontrados em www.arsdelash.es . Na charge que utilizamos como abertura deste número da revista Domínios da Imagem, uma curiosa comparação entre a descoberta do fogo pelo homem com a descoberta da informação nos celulares. Em ambas, o descrédito social com que a inovação é tratada socialmente, assim como a previsão de uma revolução de grandes dimensões. Longe de prever na tecnologia alguma centralidade, seja do apocalipse, seja do nirvana, gostaríamos de assinalar que mais do que máquinas de entretenimento, a tecnologia constitui um objeto de estudo que deve ser respeitado.


Published: 2014-07-02

Artigos do dossiê

  • Image and allegory in Sylvio Back’s cinema: Ana’s case

    Rosane Kaminski
    10-25
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p10
  • Concrete utopia: a modernist project in the Brazilian city

    Inaê Elias Magno da Silva
    26-35
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p26
  • Mirrors of the French Revolution: cinema and history in the study of francophone culture

    Heitor Frossard, Álvaro Perini Canholi, Silvana Edna Balduino, Michele Louise de Oliveira Mrtvi
    36-54
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p36
  • Urban windows and electronic images: the evil eye of modernity

    Eliana Monteiro
    56-70
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p56
  • Identity, self-image and happiness in virtual world

    Maria Raquel da Cruz Duran, Maria Renata da Cruz Duran
    72-84
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p72
  • “I sang, how cruel it is to sing like this”: gender issues at the song festivals (1965-1972)

    Felipe Araújo, Nanci Stancki da Luz
    86-99
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p86
  • Grade zero painting and the principles of in situ work in Daniel Buren

    Tiago Machado
    100-114
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p100
  • A diachronic approach to the study of myth and its representations. The case of an Ecuadorian Virgin in New Haven and her broken nose

    Franceso Romizi
    116-128
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p116

Artigos gerais

  • Possible images - Karpfen, Carpeaux, Black gold

    Eduardo Gomes Silva, Flávio Braune Wiik
    130-148
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p130
  • O regionalismo a serviço do nacionalismo na Primeira República (1889-1930): representações das fotografias urbanas de Taquara/RS

    Alex Juarez Müller
    151-161
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p151