Janelas urbanas e imagens eletrônicas: o mal olhado da modernidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p56Palabras clave:
Tecnologias, imagem, vídeo, TV.Resumen
Este texto discute o material videográfico de 33 horas produzido pela aposentada conhecida como Dona Vitória, que durante dois anos filmou o tráfico de drogas da janela de sua casa em Copacabana, realizando ao todo 22 fitas, entregues à polícia em 2005. Reflexões da relação entre áudio e imagem e a multiplicidade de vozes (polifonia) das histórias desvendadas por Dona Vitória que trazem um novo estatuto de visibilidade que rompe com a hegemonia do diálogo produzido pela mídia.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail Problemas da Poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
BEZERRA, Paulo Polifonia. In: BRAIT, Beth (Org). Conceitos Chave. São Paulo: Contexto, 2005.
BRUNO, Fernanda e LINS. Consuelo, Estéticas da Vigilância. Revista GLOBAL - Brasil, Rio de Janeiro: Rede Universidade Nômade, n. 7, dez/jan/fev, p. 38-39, 2007
DIAS, Maria Helena Pereira. Hipertexto o Labirinto Eletrônico, uma experiência hipertextual. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_0c464d02830435003abfe8205cddd746. Acesso em: 4 fev. 2009.
DUJARDINB apud SILVA, Vitor Manoel Aguiar Teoria da Literatura. São Paulo: Almedina, 2004.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir, Petrópolis: Vozes, 1977.
GUSMÃO, Fábio Dona Vitória da Paz. São Paulo: Planeta do Brasil, 2006.
LEVIN, Thomas Y. Retórica do índex temporal: narração vigilante e o cinema de "tempo real". In : MACIEL,K. (org.). Transcinemas, Rio de Janeiro: Contracapa, 2009.
LYSARDO-DIAS, Dylia O Discurso Publicitário: dialogismo e heterogeneidade. Intercom, set. 2005. CD-ROM
MACHADO,Arlindo Máquina e Imaginário, S.Paulo: Editora USP, 1993.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus, 2005.
VIRILIO,P. A Arte do Motor. S.Paulo: Estação Liberdade, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.