A pintura de grau zero e os princípios do trabalho in situ em Daniel Buren

Autores

  • Tiago Machado Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p100

Palavras-chave:

Daniel Buren, Capitalismo tardio, Crítica institucional.

Resumo

Em meio aos conturbados eventos do final da década de 1960 na França, este artigo busca discutir as implicações da redução da pintura aos seus elementos mínimos, tal como desenvolvido no trabalho do artista plástico francês Daniel Buren, entre 1965-1967. A utilização das telas listradas, feitas a partir de materiais pré-fabricados, será a plataforma, a “ferramenta visual”, através da qual o artista elaborará as bases de suas pesquisas posteriores, visando estabelecer os paramêtros para uma crítica sistêmica aos diversos limites impostos à arte pelo próprio sistema artístico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tiago Machado, Universidade de São Paulo

Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Referências

ARDAGH, John. France in the 1980s. New York: Penguin Books, 1982.

BELL, Daniel. The cultural contradictions of capitalism. New York: Basic Books, 1976.

BUREN, Daniel. Les écrits 1965-2012: volume I 1965-1995. Paris: Flammarion, 2012.

BUREN, Daniel. Photo-Souvenir 1965-1988. Villeurbane: Art édition, 1988.

CLAIR, Jean. La Grande Misère de L’Art Contemporain en France. La Nouvelle Revue Française, n. 192, dec. 1968.

CROW, Thomas. The rise of the sixties: american and european art in the era of dissent. London: Laurence King Publishing, 2004.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

HARVEY, David. The condition of postmodernity: an enquiry into the origns of cultural change. Oxford: Blackwell Publishers, 1992.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LELONG, Guy. Daniel Buren. Paris: Flammarion, 2002.

MONNIER, Gérard. Des Beaux-Arts aux arts plastiques, une histoire sociale de l’art. Besançon : Éditions la manufacture, 1991.

MUSEE D’ART MODERNE DE LA VILLE DE PARIS. Quatrieme biennale de paris: manifestation biennale et internationale des jeunes artistes. Paris, 1965.

SOLOMON R.GUGGEINHEIM MUSEUM. The eye of the storm. Catalog. New York: 2005

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

Machado, T. (2014). A pintura de grau zero e os princípios do trabalho in situ em Daniel Buren. Domínios Da Imagem, 8(14), 100–114. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p100

Edição

Seção

Artigos do dossiê