Projeto Nas Asas da Leitura: a poesia no 6º ano durante o ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e46846Resumo
Resumo: O Projeto de Extensão “Nas Asas da Leitura” tem como objetivo desenvolver a prática de leitura literária em escolas públicas, visando despertar o interesse pela literatura e, consequentemente, estimular a criatividade e a imaginação, despertar o respeito às diferenças, aguçar o raciocínio e ampliar a visão de mundo. Dessa maneira, este artigo busca expor a experiência vivenciada, no ano de 2021, com os alunos do 6º ano da Escola Estadual Everaldo Agra, a partir da leitura de uma coletânea de textos poéticos de escritores brasileiros sobre infância, brincadeiras e animais. A proposta do trabalho utilizou como referencial teórico as contribuições de estudiosos como Bordini (1991), Bordini e Aguiar (1988), Lajolo e Zilberman (1987), Pondé (1986), Pinheiro (2018) e outros, que discorrem sobre vivências e abordagens do poema no contexto escolar, enfatizando o aspecto lúdico e a reflexão criativa e crítica dos leitores. Por meio do trabalho realizado, constatamos que a realização oral do poema é um meio fundamental para a interação do leitor com o texto poético e uma importante ferramenta para a interpretação dos textos. Apesar das dificuldades enfrentadas no contexto do ensino remoto, alcançamos resultados significativos, tendo em vista a participação dos estudantes na leitura e na construção de sentidos, além da realização de atividades integrando o poema a outras linguagens, como o desenho e a fotografia.
Palavras-chave: Poesia. Oralização. Ensino remoto.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
BORDINI, M. G.; AGUIAR, V. T. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
BORDINI, M. G. Poesia infantil. São Paulo: Ática, 1991.
PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.
PONDÉ, G. M. F. Poesia para crianças: a mágica da eterna infância. In: KHÉDE, S. S. (org.). Literatura infanto juvenil: um gênero polêmico. Petropólis: Vozes, 1986.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins fontes, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fabiana Simplício da Silva, Amanda Kelly Sousa Rodrigues, Ana Paula dos Santos Guedes, Ana Lúcia de Souza Neves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.