Da tipologia aos parques gráficos: o cordel e a problemática do campo literário
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2008v3.e31161Palavras-chave:
Literatura de cordel, Mercado editorial, Campo literárioResumo
Pretende-se pensar a opção pela publicação do cordel em livros e a entrada de intelectuais na produção deste gênero como estratégia expressiva do mercado editorial para torná-lo "digerível" pelo campo literário brasileiro que começa a ter um novo ponto de vista sobre o cordel. Propõe-se também analisar as implicações da Coleção Biblioteca de Cordel da Editora Hedra e da presença de intelectuais, por meio do estudo de alguns membros da Sociedade dos Cordelistas Mauditos, na produção de cordel no contexto do campo literário da contemporaneidade. A partir dessa perspectiva, a pesquisa se encaminhará em direção à problemática da configuração da literatura de cordel no contexto do mercado editorial e do campo literário brasileiros.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Tradução de Maria Lúcia Machado. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CANDIDO, Antonio. "O direito à literatura". In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 4. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre o Azul. São Paulo: Duas Cidades, 2004.
CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DALCASTAGNÈ, Regina. "A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990- 2004". Estudos de literatura brasileira contemporânea, Brasília, nº 26.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução Federico Carotti. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela inquisição. Tradução Maria Betânia Amoroso e José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
MOURALIS, Bernard. As contraliteraturas. Coimbra: Almedina, 1982.
OLIVEIRA, Maria José. "Benditos sejam: uma nova maneira de perceber a literatura de cordel". Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_NP17_oliveira.p. Acesso em: 05 jun. 2008.
QUEIROZ, Doralice Alves de. "Mulheres cordelistas: percepções do universo feminino no cordel" In: Anais do XI Seminário Nacional Mulher e Literatura e II. Seminário Internacional Mulher e Literatura ANPOLL. CD- ROM - agosto 2005.
STAM, Robert; SHOHAT, Ella. Crítica da imagem eurocentrica. Tradução Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
Texto de Concepção da Sociedade dos Cordelistas "Mauditos". Disponível em: http://www.abarata.com.br/Comunidade_Manifestos_Detail.asp?codigo=1443. Acessado em: 05 de jun. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Bruna Paiva de Lucena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.












