Política Antiplágio e de uso de IA generativa

A revista Boitatá reafirma seu compromisso com a integridade acadêmica e a excelência na produção científica. Os editores estão dedicados à prevenção de más práticas e comportamentos antiéticos, e não toleram qualquer tipo de má conduta na publicação científica.

A Revista Boitatá repudia qualquer forma de plágio e autoplágio, publicando apenas trabalhos que garantam, por parte dos autores, a originalidade do conteúdo. Essa garantia deve ser comprovada por meio de citações adequadas, indicação detalhada das fontes conforme as normas, consulta prévia a softwares antiplágio e apresentação do respectivo relatório.

São consideradas formas de plágio:

  1. a) Apresentar trabalhos de terceiros como próprios;
  2. b) Utilizar palavras ou ideias de outros sem a devida citação;
  3. c) Não usar aspas em citações literais;
  4. d) Parafrasear uma fonte sem mencioná-la;
  5. e) Uso abusivo de paráfrase, mesmo com a menção da fonte.

Os principais pressupostos de fraude científica são:

  1. a) Fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;
  2. b) Publicação duplicada;
  3. c) Conflitos de autoria.

Plágio Acadêmico: Responsabilidade dos Autores

Copiar um estudo, ou parte dele, de outro autor ou mesmo de publicação própria configura uma fraude inaceitável e desonestidade acadêmica. Ideias e palavras de terceiros não devem ser utilizadas sem a devida identificação da fonte.

Uso de Ferramentas de Inteligência Artificial (IA)

Os autores devem declarar  se utilizaram ferramentas de IA generativa durante a elaboração do manuscrito, informando quais ferramentas foram utilizadas e para quais finalidades. O uso é permitido com cautela exclusivamente para fins de aprimoramento linguístico e melhoria da legibilidade do texto, tais como correção gramatical, clareza textual e fluidez de leitura.

É vedado o uso de IA generativa para a produção integral de artigos, incluindo geração de conteúdo original, elaboração de argumentos científicos, construção de hipóteses, análises ou conclusões. Textos que apresentarem indícios de autoria automatizada integral ou parcial, sem a devida declaração, poderão ser rejeitados.

O autor é  responsável pelo conteúdo submetido, inclusive por possíveis erros, omissões, vieses ou uso indevido de fontes que possam ter sido inseridos durante o uso de ferramentas automatizadas.

Declaração de Originalidade, Ausência de Plágio e Uso de IA

Somente serão aceitos trabalhos que apresentem, no ato da submissão, uma declaração (conforme modelo disponibilizado: MODELO DE DECLARAÇÃO) confirmando a originalidade do trabalho, a ausência de plágio e o uso, ou não, de IA generativa.

Além disso, solicita-se a inclusão de relatório de programa de detecção de plágio que comprove a verificação prévia realizada pelos autores antes da submissão. Recomenda-se o uso de softwares reconhecidos no meio acadêmico, tais como Turnitin, Copyscape, Copyspider, Plagscan, entre outros.