A roda, a criança e a história: composições da autoria infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31476

Palavras-chave:

Autoria infantil, Criança, Produção narrativa, Roda de histórias,

Resumo

Este artigo busca discutir o conceito de autoria infantil, tomando como referência um repertório de narrativas orais produzidas no contexto de uma pesquisa que envolveu rodas de narração de histórias com crianças entre cinco e seis anos de idade, que estudavam no primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública. O objetivo era conhecer e compreender os processos de produção narrativa das crianças no espaço escolar e, assim, pensar sobre como estimulá-las a contar histórias em tal ambiente. A partir, principalmente, da teoria bakhtiniana, abordou-se a relação dialógica na linguagem estabelecida na roda de histórias. Exemplo disso são algumas produções narrativas orais que evidenciam o eu e o outro nos enunciados das crianças, que aqui são compreendidos como enlaces do texto infantil com o mundo da vida. Evidencia-se, também, que a palavra do outro serviu de referência para as produções orais das crianças, o que nos leva a enfatizar que a criança, no momento de contar uma história na roda, cria e recria as suas produções orais para defini-las como as suas histórias e assim instituir a sua autoria.

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Biografia do Autor

Karin Cozer de Campos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Campus de Francisco Beltrão/PR

Gilka Girardello, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Ciências da Comunicação pela USP e Pós-doutorado pela City University of New York. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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Publicado

2015-10-29

Como Citar

Campos, K. C. de, & Girardello, G. (2015). A roda, a criança e a história: composições da autoria infantil. Boitatá, 10(20), 89–101. https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31476

Edição

Seção

Dossiê