Projeto Nas Asas da Leitura: a poesia no 6º ano durante o ensino remoto

Autores/as

  • Fabiana Simplício da Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Amanda Kelly Sousa Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba
  • Ana Paula dos Santos Guedes Universidade Estadual da Paraíba
  • Ana Lúcia de Souza Neves Universidade Estadual da Paraíba https://orcid.org/0000-0003-0746-7407

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e46846

Resumen

Resumo: O Projeto de Extensão “Nas Asas da Leitura” tem como objetivo desenvolver a prática de leitura literária em escolas públicas, visando despertar o interesse pela literatura e, consequentemente, estimular a criatividade e a imaginação, despertar o respeito às diferenças, aguçar o raciocínio e ampliar a visão de mundo. Dessa maneira, este artigo busca expor a experiência vivenciada, no ano de 2021, com os alunos do 6º ano da Escola Estadual Everaldo Agra, a partir da leitura de uma coletânea de textos poéticos de escritores brasileiros sobre infância, brincadeiras e animais. A proposta do trabalho utilizou como referencial teórico as contribuições de estudiosos como Bordini (1991), Bordini e Aguiar (1988), Lajolo e Zilberman (1987), Pondé (1986), Pinheiro (2018) e outros, que discorrem sobre vivências e abordagens do poema no contexto escolar, enfatizando o aspecto lúdico e a reflexão criativa e crítica dos leitores. Por meio do trabalho realizado, constatamos que a realização oral do poema é um meio fundamental para a interação do leitor com o texto poético e uma importante ferramenta para a interpretação dos textos. Apesar das dificuldades enfrentadas no contexto do ensino remoto, alcançamos resultados significativos, tendo em vista a participação dos estudantes na leitura e na construção de sentidos, além da realização de atividades integrando o poema a outras linguagens, como o desenho e a fotografia.

Palavras-chave: Poesia. Oralização. Ensino remoto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

BORDINI, M. G.; AGUIAR, V. T. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BORDINI, M. G. Poesia infantil. São Paulo: Ática, 1991.

PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.

PONDÉ, G. M. F. Poesia para crianças: a mágica da eterna infância. In: KHÉDE, S. S. (org.). Literatura infanto juvenil: um gênero polêmico. Petropólis: Vozes, 1986.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins fontes, 1984.

Publicado

2022-08-02

Cómo citar

Simplício da Silva, F., Sousa Rodrigues, A. K., dos Santos Guedes, A. P., & de Souza Neves, A. L. (2022). Projeto Nas Asas da Leitura: a poesia no 6º ano durante o ensino remoto. Boitatá, 17(34), e022013. https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e46846