Música e poesia nas canções de malandragem de Chico Buarque de Hollanda
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30705Palabras clave:
Poesia, Música, Chico Buarque, Modernidade, Literatura comparadaResumen
A partir do pressuposto que a canção é um gênero híbrido, composto de poesia e música, estabelece-se uma tradição para suas porções poética e musical. As bases da tradição da modernidade fundadas em Baudelaire fazem eco na elaboração da letra poética. Por sua vez, a canção popular de nossos dias, caracteriza-se pela imersão na cultura popular, concebida no cruzamento das múltiplas linguagens que vicejaram na esteira da modernidade. A obra cancionista de Chico Buarque de Hollanda apresenta-se como paradigma desse contexto. A atualização da tradição do samba, presente nas canções de temática da malandragem, potencializada pela tradição das letras poéticas, singulariza a canção buarqueana na qual a performance e a estrutura melódica apresentam-se como fatores de consolidação do gênero cancionista.
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. tradução de J.C.M. Barbosa e H.A. Baptista. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BUARQUE DE HOLLANDA, Chico. SONG BOOK. vol 1,2. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
GOUVEIA, Arturo. A malandragem estrutural. In FERNANDES Rinaldo (Org.) Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond: Fundação Biblioteca Nacional, 2004.
MENDONÇA, Luciana Ferreira Moura. Literatura e Oralidade: da canção poética à canção popular. Tese de Doutorado. UFCH/UNICAMP, 2005.
MENEZES, Adélia Bezerra de. Desenho mágico. Poesia e política em Chico Buarque. São Paulo: HUCITEC, 1982.
MENEZES, Marco Antônio de. A dessacralização da vida e da arte no século XIX História: Curitiba: Editora UFPR. Questões & Debates, n. 39, p. 221-253, 2003.
NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a canção -Engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). Campinas: UNICAMP, 2001.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução de Olga Savary., 2 ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
POUND, Ezra. ABC da literatura. Tradução de Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1970.
SANT'ANNA, Affonso Romano de. Chico Buarque: a música contra o silêncio. In FERNANDES Rinaldo (Org.) Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond: Fundação Biblioteca Nacional, 2004.
TATIT, Luiz. Musicando a semiótica: ensaios. São Paulo, Annablume, 1997.
TATIT, Luiz. Semiótica da canção – Melodia e letra. Escuta, 2 ed. 1999.
TATIT, Luiz . Tensões da dor. In: FERNANDES Rinaldo (Org.) Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond: Fundação Biblioteca Nacional, 2004.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Círculo do Livro/ Companhia das letras, 1989.
ZAPPA, Regina. Chico Buarque: Para todos. 6 ed. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 2004.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo. Tradução de Gerusa P. Ferreira; Sônia Queiroz. São Paulo: Ateliê, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2007 Claudeir Aparecido de Souza, Adalberto de Oliveira Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.