Problems and issues of research in oral literature
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2008v3.e30947Keywords:
LiteratureAbstract
A pesquisa em literatura oral exige do pesquisador um conhecimento das suas peculiaridades, que dizem respeito à sua natureza e função, uma vez que o texto oral porta características de texto artístico e de texto etnográfico, aspectos que precisam ser codificados na sua transcrição e ressaltados quando da sua análise. O texto oral, virtualmente retido na memória de um transmissor de folclore, é produzido no momento da sua performance ? “momento em que uma mensagem poética é simultaneamente transmitida e percebida.” (Zumthor, 1993, p. 295) ?, quando o texto se atualiza, incorporando signos do universo cultural do transmissor. Assim, a criação do texto oral é fruto da transmissão de um intérprete do saber popular e da recepção desse saber por uma platéia. Por isso o pesquisador precisa estar atento a tudo que se passa na assistência durante à performance, anotando ocorrências que poderão vir esclarecer e mesmo complementar informações contidas no texto propriamente dito.
Downloads
References
BOUVIER, Jean-Claude. La notion d’ethnotexte. In: PELEN, Jean- Nöel et MARTEL, Claude (org.) Les voies de la parole: ethnotextes et littérature orale - approches critiques. Provence: Université de Provence, 1992. p. 12 - 21.
BRUNO, Aníbal. Interjeições e onomatopéias. Recife: Tese de concurso, 1993.
JAKOBSON, Roman O folclore, forma específica de criação. Questions de poétique. Paris: Seuil, 1973. p. 59-72. (Texto mimeog. Tradução: Ma. del Rosário Albán, Alvanita A. Santos e M. Luisa S. Gonçalves).
JAKOBSON, Roman; POMORSKA, Kristyna. Diálogos. São Paulo: Cultrix, 1985.
ZUMTHOR, Paul. Introduction à la poésie orale. Paris: Editions du Sueil, 1983.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura” medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 1969 Boitatá
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.