Entre Vozes que Gritam e a Floresta que se Levanta: Ensino, Linguagem e Formação na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2025v20.e54229

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

Apresentação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos André Dantas da Cunha, Universidade Federal do Pará

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista – Campus de Araraquara.

Márcia Cristina Greco Ohuschi , Universidade Federal do Pará

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Robert Leandro Silva Freitas, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista – Campus de Araraquara.

Frederico Garcia Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Professor do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina.

Dircel Aparecida Kailer, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP – Campus de Araraquara; Professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ALCOFF, Linda Martín. A epistemologia da colonialidade de Mignolo. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu, v. 1, n. 1, p. 33-59, 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/ epistemologiasdosul/article/view/786. Acesso em 5 nov. 2025.

BANIWA, Gersem. Educação para manejo do mundo. Revista Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 4, p. 1-17, 2019. DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v4i0.59074. Acesso em 6 nov. 2025.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Introdução e revisão técnica de Roberto Machado. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 32, n. 94, p. 1-18, 2017. DOI: https://doi.org/10.17666/329402/2017. Acesso em 7 nov. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

CUNHA, Marcos André Dantas da; OHUSCHI , Márcia Cristina Greco; FREITAS, Robert Leandro Silva; FERNANDES, Frederico Garcia; KAILER, Dircel Aparecida. Entre Vozes que Gritam e a Floresta que se Levanta: Ensino, Linguagem e Formação na Amazônia. Boitatá, Londrina, v. 20, n. 39, p. 1–8, 2025. DOI: 10.5433/boitata.2025v20.e54229. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/54229. Acesso em: 19 dez. 2025.