Currículos e Práticas na Amazônia: um Olhar sobre a Sexualidade no Contexto Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2025v20.e53030

Palavras-chave:

Estudos discursivos foucaultianos, Currículo, Práticas escolares, Tabu linguístico, Sexualidade

Resumo

Neste artigo, analisamos currículos e práticas discursivas em torno da sexualidade nas escolas de educação básica da Amazônia. Para tanto, buscamos com os estudos de Pierre Bourdieu (1983) compreender o currículo como um campo teórico-conceitual, resultante da relação entre cultura, educação e sociedade e a importância da reflexão epistemológica no processo de desnaturalização das formas hegemônicas de conhecimento. Ademais, utilizamos um gesto de leitura a partir dos estudos de Michel Foucault, para analisar o tabu linguístico em torno da sexualidade nas práticas discursivas em contextos de escolarização. Nosso principal objetivo é analisar como o tabu linguístico acerca da sexualidade se manifesta nas práticas curriculares em sala de aula e implica uma correlação de forças, as quais operam na formação das identidades e das subjetividades. Essa abordagem enfatiza o entendimento pedagógico sobre como os currículos transformam os discursos escolares em conteúdo a partir do tripé saber-poder-resistência. Em termos metodológicos, optamos pela Análise do Discurso e a caixa de ferramentas foucaultiana, notadamente a noção de discurso, saber-poder e resistência. Os resultados apontam para um currículo que é tecido por relações de saber-poder que instauram práticas contra hegemônicas que, ao serem materializadas na escola, são recepcionadas por mecanismos de força que rechaçam e polemizam suas ocorrências.

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Biografia do Autor

Kattia de Jesus Amin Athayde Figueiredo, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutora em Educação — Universidade de Brasília (UnB).

Nelma do Socorro Santana Queiroz, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutoranda em Letras na interface entre Língua e Literatura — Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).

Robert Leandro Silva Freitas, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa — Universidade Estadual Paulista (Unesp–Araraquara).

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Publicado

2025-12-11

Como Citar

FIGUEIREDO, Kattia de Jesus Amin Athayde; QUEIROZ, Nelma do Socorro Santana; FREITAS, Robert Leandro Silva. Currículos e Práticas na Amazônia: um Olhar sobre a Sexualidade no Contexto Escolar. Boitatá, Londrina, v. 20, n. 39, p. 1–14, 2025. DOI: 10.5433/boitata.2025v20.e53030. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/53030. Acesso em: 13 dez. 2025.