Currículos e Práticas na Amazônia: um Olhar sobre a Sexualidade no Contexto Escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2025v20.e53030Palavras-chave:
Estudos discursivos foucaultianos, Currículo, Práticas escolares, Tabu linguístico, SexualidadeResumo
Neste artigo, analisamos currículos e práticas discursivas em torno da sexualidade nas escolas de educação básica da Amazônia. Para tanto, buscamos com os estudos de Pierre Bourdieu (1983) compreender o currículo como um campo teórico-conceitual, resultante da relação entre cultura, educação e sociedade e a importância da reflexão epistemológica no processo de desnaturalização das formas hegemônicas de conhecimento. Ademais, utilizamos um gesto de leitura a partir dos estudos de Michel Foucault, para analisar o tabu linguístico em torno da sexualidade nas práticas discursivas em contextos de escolarização. Nosso principal objetivo é analisar como o tabu linguístico acerca da sexualidade se manifesta nas práticas curriculares em sala de aula e implica uma correlação de forças, as quais operam na formação das identidades e das subjetividades. Essa abordagem enfatiza o entendimento pedagógico sobre como os currículos transformam os discursos escolares em conteúdo a partir do tripé saber-poder-resistência. Em termos metodológicos, optamos pela Análise do Discurso e a caixa de ferramentas foucaultiana, notadamente a noção de discurso, saber-poder e resistência. Os resultados apontam para um currículo que é tecido por relações de saber-poder que instauram práticas contra hegemônicas que, ao serem materializadas na escola, são recepcionadas por mecanismos de força que rechaçam e polemizam suas ocorrências.
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