A flecha do capitalismo: a Ecologia Decolonial em A Queda do Céu, de Davi Kopenawa e Bruce Albert
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2025v20.e52348Palavras-chave:
Ecologia Decolonia, Malcom Ferdinand, A queda do céu, Davi KopenawaResumo
Este artigo propõe uma reflexão do conceito de ecologia decolonial, criado e pensado pelo martinicano Malcom Ferdinand, no livro homônimo. Esta reflexão teórica será arrolada a partir do livro testemunho A queda do céu, de Davi Kopenawa, um xamã yanomami, uma das mais importantes lideranças indígenas mundiais e uma das vozes mais potentes para falar sobre a relação dos brancos com a natureza. Em A queda do céu, encontra-se um testemunho de alguém que viu, ao longo da História (assim capitalizada), a violência e o massacre de familiares e outras comunidades indígenas. Em diversas partes do seu livro encontramos trechos nos quais o yanomami denuncia a tragédia ecológica vindoura, a violência à natureza e aos não humanos. Portanto, discutir uma ecologia decolonial a partir do depoimento de Kopenawa faz-se importante para pensar as consequências do modo de habitar e decolonizar a terra. Seguindo a lógica benjaminiana para a escrita da História, dá-se preferência aqui às vozes dos "vencidos", como o pensamento de Ailton Krenak e Werá Jecupé. Para intercambiar o pensamento de Ferdinand com outros estudos de ecologia decolonial, far-se-á uma relação daquele com Enrique Dussel, Félix Guattari e Achille Mbembe.
Downloads
Referências
DAVIS, Angela. Prefácio. In. FERDINAND, Malcom. Ecologia decolonial. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Tradução de Rodrigo de Freitas Espinoza. Revista Sociedade e Estado, v. 31, p. 51-73, jan./abr. 2016.
FERDINAND, Malcom. Ecologia decolonial. Tradução de Letícia Mei. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução de Maria Cristina F. Bittencourt. 20. ed. Campinas: Papirus, 2009.
HUTUKARA. História dos Yanomami. Disponível em: http://hutukara.org/index.php/hay/historia-dos-yanomami. Acesso em: 30 jan. 2025.
ISA. Os Yanomami. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Yanomami. Acesso em: 30 jan. 2025.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KRENAK, Ailton. Ecologia Política. Ethnoscientia. Vol. 3 (n.2 especial), 2018.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LIMULJA, Hanna. O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos yanomami. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção e política da morte. São Paulo: n-1 edições, 2018.
POTIGUARA, Eliane. Metade cara, metade máscara. 3. ed. Rio de Janeiro: Grumin Edições, 2019.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Prefácio. In. KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thiago Felício Barbosa Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.












