As vozes da tradição e da modernidade em Bom dia para os defuntos
a heterogeneidade literária e linguística no romance de Manuel Scorza
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e48756Palavras-chave:
Literatura latino-americana. Manuel Scorza. Diglossia cultural. Literatura heterogênea.Resumo
Com este estudo, de maneira geral, pretendemos analisar a heterogeneidade literária e linguística, a partir do encontro entre o mundo moderno peruano e o mundo de tradição oral da cultura dos camponeses quéchuas, na produção e na forma de Bom dia para os defuntos, de Manuel Scorza. Especificamente, investigaremos, primeiro, a heterogeneidade literária do romance scorziano a partir do conceito de “literatura heterogênea” de Cornejo Polar (2000); em seguida, analisaremos a heterogeneidade linguística de Bom dia para defuntos a partir do conceito de “diglossia cultural” de Martin Lienhard (2003). Assim, buscando a fricção desses conceitos com a obra estudada, defenderemos que a diglossia cultural scorziana aprofunda a heterogeneidade literária de Bom dia para os defuntos.
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