Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-07-13. Leia a versão mais recente.

São João do folclore e mangericos: uma representação memorialística do folclore amazônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e40584

Palavras-chave:

Literatura, Memória, Folclore amazônico

Resumo

Gerado a partir de uma leitura analítica do poema “São João do Folclore e Mangericos”, do poeta paraense Bruno de Menezes, publicado no livro Batuque, em 1931, este trabalho está pautado no pensamento de Aleida Assmann, em Espaços da recordação (2011), sob a abertura do retorno ao passado para compreensão a situações do presente, marcadas pela transitoriedade do fazer poético que traspassa o tempo em atualização constante. Nesse sentido, há no poema uma abordagem aos festejos que acontecem na quadra junina, em Belém do Pará, retratados numa narrativa memorialística, que proporciona a avaliação do lugar social de um tempo passado, com a apresentação de características dessa manifestação folclórica, originada na fusão de culturas que contribuíram para a formação do povo amazônico, evidenciando-se as peculiaridades do habitante formado pela mistura entre o índio, o colonizador português e pelas etnias africanas. Essas culturas originaram identidade(s) híbrida(s) na Amazônia, mas especificamente na cidade de Belém, um dos primeiros núcleos urbanos fundados na região, tornando-se um dos principais pontos de partida para a difusão dessas manifestações em outros locais da região. Considera-se ainda, o processo de mudança das tradições populares, em decorrência das modificações do tempo, mostrado saudosamente no final do poema.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edvaldo Santos Pereira, SEDUC-PA

Professor na SEDUC-PA

Referências

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural; tradução: Paulo Soethe. Campinas-São Paulo: Editora da Unicamp, 2011.

BÍBLIA, N. T. Mateus. Tradução: João Ferreira de Almeida. 12ª reimpressão. Imprensa bíblica brasileira. Rio de Janeiro, 1983.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo, Cultrix, Ed, da Universidade de São Paulo, 1977.

____________. Entre a literatura e a história. São Paulo: Editora 34, 2013.

JURANDIR, Dalcídio. Belém do Grão-Pará. Organização: Carlos Pará e Pablo de Pão. Belém-Pará: Marques Editora, 2016.

MELLO, João. A capelinha de melão. In: GGN – O jornal de todos os Brasis, 2015 -Disponível em: https://jornalggn.com.br/arte-popular/a-capelinha-de-melao/ - Acesso em: 05/11/2019.

MENEZES, Bruno de. Obras Completas. Belém: Secretaria Estadual de Cultura – Conselho Estadual de Cultura, 1993 (Série Lendo o Pará). Vol. I.

Downloads

Publicado

2022-07-13

Versões

Como Citar

Santos Pereira, E. (2022). São João do folclore e mangericos: uma representação memorialística do folclore amazônico. Boitatá, 17(33). https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e40584

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.