Transnarrando a literatura de viagem sobre Belém no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e35132Palavras-chave:
Recepção, Efeito, Literatura, Narrativa de ViagemResumo
O objetivo deste trabalho é realizar uma análise parcial da narrativa de viagem Reminiscências de Viagens e Permanências no Brasil: províncias do Norte (2008), de Daniel P. Kidder, sob a perspectiva da estética da recepção tratada por Hans Robert Jauss em A história da literatura como provocação à teoria literária (1994) e Wolfgang Iser em O ato de leitura: uma teoria do efeito estético (1996). A proposta é pensar de que forma a literatura de viagem reflete a condição histórica de Belém no início do século XIX, sob a perspectiva do estrangeiro, e que a partir da interpretação (horizonte de expectativa) do leitor (nós) conseguem se delinear como texto literário em uma perspectiva do efeito que a narrativa traz diante do paradigma existente entre autor//texto/leitor. Considerando os conceitos de estética, de recepção, de historicidade, de leitura e de efeito sobre o leitor. Dessa forma, busca-se compreender as abordagens de Jauss e Iser, juntamente com o texto em análise, buscando valorizar a literatura de viagem como texto poético literário.
Downloads
Referências
BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura – a formação do leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução de Waltensir Dutra. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ECO, Umberto. Lector in fábula: a cooperação interpretativa nos textos narrativos. Tradução de Attílio Cancian. São Paulo: Perspectiva, 1986.
INGARDEN, Roman. A obra de arte literária. Tradução de Albin E. Beau, Maria C. Puga e João F. Barrento. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.
ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996, v. 1.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1999, v. 2.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
KIDDER, Daniel P. Reminiscências de viagens e permanências no Brasil: províncias do norte. Brasília: Editora do Senado, 2008.
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.
ZILBERMAN, Regina. Fim dos livros, fim dos leitores? São Paulo: SENAC, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Aida Suellen Galvão Lima, Sílvio Augusto de Oliveira Holanda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.