A poesia e o repente na obra de lucas José d'Alvarenga
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e32957Palavras-chave:
Poesia brasileira, Repente, Improvisos, Lucas José d’Alvarenga, Século XIX.Resumo
Analisaram-se as relações entre os improvisos poéticos, de Lucas José d’Alvarenga, publicados no livro Poezias, em 1830 e o repente, duelo musical em que os participantes improvisam letra e música. Esta análise foi norteada pela teoria da melopoética (SCHER, 1992), aplicada aos estudos da crítica cultural (OLIVEIRA, 2001). No exame da relação entre os improvisos poéticos e o repente, levou-se em consideração o contexto sociocultural do final do século XVIII e início do século XIX no Brasil, período de muitas transformações artísticas, literárias e políticas que propiciou o surgimento e a consolidação de novas formas poéticas e musicais (TINHORÃO, 2010). Como resultado, verificou-se que essas duas expressões artísticas têm características estruturais comuns como, por exemplo, a presença do mote, o tipo de verso empregado, o uso da décima e a produção em um contexto que envolve performance e música. Além disso, percebeu-se que há indícios de que o desenvolvimento do repente no Brasil pode ter suas origens também em composições de poetas vinculados à cultura letrada do fim do século XVIII ao início do século XIX.Downloads
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Referências
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Publicado
2017-12-27
Como Citar
Oliveira, G. I. (2017). A poesia e o repente na obra de lucas José d’Alvarenga. Boitatá, 12(24), 201–215. https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e32957
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