Resquícios do corpo sonoro em Antonin Artaud e Klaussvianna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31546

Palavras-chave:

Antonin Artaud, Klauss Vianna, poesia oral, performance, corpo sonoro

Resumo

O tema central deste artigo compõe-se de uma reflexão sobre a arte do performer na criação da dramaturgia do corpo. Aqui, criação é entendida como linguagem poética e dramaturgia é assumida como articulação estética na arquitetura viva do corpo sonoro. Neste texto empreende-se uma leitura investigativa sobre a obra de Antonin Artaud, mais especificamente ao teatro da crueldade, e a teoria do movimento consciente, proposta por Klauss Vianna. Esta abordagem aponta uma perspectiva sobre a performance e a dramaturgia corporal, construindo uma imagem a partir da aproximação de duas realidades.

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Biografia do Autor

Ceres Vittori, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Letras pela UEL. Universidade Estadual de Londrina. Docente do depto. de Musica e Teatro da mesma universidade

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Publicado

2013-06-29

Como Citar

Vittori, C. (2013). Resquícios do corpo sonoro em Antonin Artaud e Klaussvianna. Boitatá, 8(15), 47–59. https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31546

Edição

Seção

Dossiê