Compartilhamentos entre narrativas fílmicas infantes e experiência educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31484

Palavras-chave:

Encontro fílmico, Narrativas infantis, Experiência educativa

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado em Educação e Artes na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e propõe produzir diferentes fluxos de pensamentos a partir de três encontros fílmicos em que a criança se faz presente. As problematizações suscitadas a partir do cruzamento das narrativas infantis nos filmes “Los colores de las flores” (2011), “A Invenção de Hugo Cabret” (2011) e “O Balão Branco” (1995), potencializaram o esboço de outras possibilidades de atuar, simulando diferentes modos de ser e desenhando singulares formas de pensar a experiência educativa. Alguns questionamentos estiveram presentes neste percurso: o que as narrativas fílmicas dos personagens infantis impeliam a pensar? Que aproximações e estranhamentos essas narrativas provocaram? Que diálogos foram possíveis de serem realizados entre as narrativas dos infantes e a experiência educativa? Dessa forma, buscando atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, com o intuito de produzir o entrelaçamento das narrativas e de contribuir para que inusitadas tessituras fossem invencionadas. Alguns autores como Deleuze (1976, 1990, 2006, 2010), Deleuze e Guattari (2008), Kohan (2004, 2007, 2009), Larrosa (2002, 2006) e Lins (2009) foram convidados a dialogar com o texto, com a intenção de problematizar e de fazer movimentar as narrativas infantis, potencializando-as de tal maneira que outras construções de sentido passaram a ser produzidas em relação à experiência educativa.

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Biografia do Autor

Vivien Kelling Cardonetti, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Doutoranda na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Educação na UFSM. Professora do Centro de Educação (CE), na UFSM

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em História pela Universidad de Barcelona, Espanha.Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS).

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Publicado

2015-10-29

Como Citar

Cardonetti, V. K., & Oliveira, M. O. de. (2015). Compartilhamentos entre narrativas fílmicas infantes e experiência educativa. Boitatá, 10(20), 124–145. https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31484

Edição

Seção

Dossiê