Enunciação e subjetividade no documentário Bicicletas de Nhanderu: um olhar para a linguagem verbal e audiovisual nas narrativas tradicionais indígenas
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31253Palavras-chave:
Documentário, Formas enunciativas, Narrativa indígena contemporânea,Resumo
O presente artigo trata das formas enunciativas no documentário Bicicletas de Nhanderu (2011), produção realizada pelo Coletivo Mbyá-Guarani de cinema. Inicialmente, buscamos situar as enunciações verbais no discurso mítico da comunidade, presentes nas narrativas de caráter tradicional, e a sua relação com protocolos audiovisuais desenvolvidos na instância imagética. O confronto entre essas duas dimensões elucida uma complexa relação entre as enunciações verbais, engendradas nos discursos narrativos, e a enunciação documental, decorrente das circunstâncias de apropriação dos recursos audiovisuais de produção pela comunidade indígena. Na última parte, atentamos para os desdobramentos e a problemática na representação dos sujeitos, operacionalizada pela linguagem tanto verbal quanto audiovisual das narrativas indígenas contemporânea.
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Bicicletas de Nhanderu (2011), realizado pelo Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema.
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