Oralidade na escola e formação de leitor

Autores

  • Marilúcia Souza da Paz Faculdades PortoAlegrenses (Fapa)

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30707

Palavras-chave:

Oralidade, Literatura oral, Formação de leitores

Resumo

Tradicionalmente a escola tem sido eleita como responsável pelo incentivo à leitura. Nessa perspectiva, este estudo objetiva refletir acerca da oralidade como estratégia fundamental na formação de leitores literários autônomos. Enfatiza-se, além da contação de histórias contemporâneas, a necessidade do resgate da literatura oral nas práticas educacionais como caminho plurissignificativo de apreensão do mundo e de diálogo entre o saber popular e o escolar. Assim, o ato de contar histórias não apenas nos remete a uma forma lúdica de aprendizagem, mas à dimensão humana.

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Biografia do Autor

Marilúcia Souza da Paz, Faculdades PortoAlegrenses (Fapa)

Especialista em Literatura Infanto-Juvenil. Professora de língua portuguesa no ensino fundamental e médio da rede de ensino privado em Porto Alegre, RS

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Publicado

2007-07-14

Como Citar

Paz, M. S. da. (2007). Oralidade na escola e formação de leitor. Boitatá, 2(3), 78–99. https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30707

Edição

Seção

Dossiê