Oralidade na escola e formação de leitor
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30707Palavras-chave:
Oralidade, Literatura oral, Formação de leitoresResumo
Tradicionalmente a escola tem sido eleita como responsável pelo incentivo à leitura. Nessa perspectiva, este estudo objetiva refletir acerca da oralidade como estratégia fundamental na formação de leitores literários autônomos. Enfatiza-se, além da contação de histórias contemporâneas, a necessidade do resgate da literatura oral nas práticas educacionais como caminho plurissignificativo de apreensão do mundo e de diálogo entre o saber popular e o escolar. Assim, o ato de contar histórias não apenas nos remete a uma forma lúdica de aprendizagem, mas à dimensão humana.
Downloads
Referências
ABREU, Márcia. Diferentes formas de ler. Unicamp. Disponível em: . Acesso em 20 jul. 2006
AZEVEDO, Ricardo. Formas literárias populares e formação de leitores. In: BARBOSA, Márcia H. S.; RÖSING, Tânia M. K.; RETTENMAIER, Miguel. (orgs) Leitura, identidade e patrimônio cultural. Passo Fundo: UPF, 2004. p.155-159.
AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores, cultura popular e contexto brasileiro. Disponível em . Acesso em 10 jan. 2007.
AZEVEDO, Ricardo. A didatização e a precária divisão de pessoas em faixas etárias: dois fatores no processo de (não) formação de leitores. Disponível em . Acesso em 10 jan. 2007.
AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores e razões para literatura. Disponível em . Acesso em 10 jan. 2007.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise e didática. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2002.
FERREIRA, Luiz Antônio. Oralidade e escrita: Um diálogo pelo tempo. São Paulo: Efusão-Editora, 2004.
HAVELOCK, Eric. A equação da oralidade – cultura escrita: uma fórmula para a mente moderna. In: OLSON, David R.; TORRANCE, Nancy. Cultura escrita e oralidade. São Paulo: Ática, 1995.
MICHELETTI, Guaraciaba. A narrativa na sala de aula. In: CHIAPPINI, Ligia (org) Leitura e construção do real: o lugar da poesia e da ficção. São Paulo: volume 4, 2000. p. 65-114.
ONG,Walter. Oralidade e cultura escrita. Campinas: Papirus, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Marilúcia Souza da Paz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.