“Pelo Telefone” e a trajetória do samba entre a tradição e a modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e30678

Palavras-chave:

Tradição, Samba, Modernidade, Cultura.

Resumo

Este artigo propõe considerar o marco histórico da canção “Pelo Telefone”, composta por Donga e Mauro de Almeida, para a definição do gênero samba como um momento de entrecruzamento deste para com uma alteração paradigmática. Ou seja, ela utiliza-se de fazeres associados às tradições das comunidades baianas presentes no Rio de Janeiro para criar uma canção adequada às concepções de entretenimento comercial que dominavam como forma de transmissão cultural e musical em uma cidade em processo de modernização. Para tanto buscaremos investigar as raízes do gênero como fruto da reinvenção da tradição no contexto de uma formação nacional marcada por sínteses multiculturais, pelo trauma da escravidão e da abertura de espaço ao subalterno. Entendendo o samba como fruto de uma tradição originada desses fatores que também o caracterizam como fazer de resistência, uma leitura de “Pelo Telefone” deve procurar compreender o choque dessa tradição a nova situação proporcionada pela modernidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriel Caio Correa Borges, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutorando em Ciências da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ARRIGUCCI JUNIOR, Davi. Achados e perdidos: ensaios de crítica. São Paulo: Editora Polis Ltda., 1979.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas Volume – I. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense. 2012.

BULHÕES, Marcelo. Jornalismo e literatura em convergência. São Paulo: Ática. 2007.

HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

MOURA, Robert. Tia Ciata e a pequena África no Rio de Janeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Dep. Geral de Doc. E Inf Cultural, Divisão de Editoração, 1995.

SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917 – 1933). 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998. TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34. 1998.

VIANNA, Hermano. O mistério do samba. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

Downloads

Publicado

2017-09-14

Como Citar

Borges, G. C. C. (2017). “Pelo Telefone” e a trajetória do samba entre a tradição e a modernidade. Boitatá, 12(23), 58–73. https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e30678

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.