Além do mal, aquém do bem: moral em narrativas orais referentes ao Corpo Seco
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2006v1.e30665Palavras-chave:
Cultura oral, Poesia oral, Narrativas orais, Moral, Lenda do corpo secoResumo
O objetivo deste artigo é mostrar como podem ocorrer em narrativas orais a respeito da lenda do corpo seco referências a condutas morais valorizadas pela comunidade narrativa de três distritos da região de Londrina no Paraná: Irerê, Paiquerê e Lerrovile. As discussões apresentadas fazem parte de uma pesquisa de mestrado em Letras na Universidade Estadual de Londrina, em que se intenciona estudar e discutir, em primeiro plano, qual relação há entre preceitos éticos e narrativas orais.Referências
CANDIDO, A. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 5. ed. revista. São Paulo: Editora Nacional, 1976.
CASCUDO, L. C. Literatura oral no Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1978.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 12ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2001.
FERNANDES, F. A. G. A Voz em performance: uma abordagem sincrônica de narrativas e versos da cultura oral pantaneira. 2003. Tese (Doutorado) – Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista, 2003.
ORTIZ, R. Românticos e folcloristas: cultura popular. São Paulo: Olho d’água, 1992.
THOMPSON, P. A Voz do passado: História Oral. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
VÁZQUEZ, A. S. Ética. 2. ed. Trad. João Dell’Anna. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S. A., 1975.
XIDIEH, O. E. Narrativas populares: estórias de Nosso Senhor Jesus Cristo e mais São Pedro andando pelo mundo. Belo Horizonte: Editora Itatiaia Limitada, 1993.
ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. São Paulo: HUCITEC, 1997
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International