Biblioteca popular, participação cidadã e políticas culturais no espaço local: perspectivas teórico-metodológicas
perspectivas teórico-metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.48843Palavras-chave:
Gestão cultural, Bibliotecas rurais, Pesquisa ação participativaResumo
Este trabalho apresenta as principais perspectivas teórico-metodológicas desde uma biblioteca popular, no comtexto rural, do povo Esperança (Paysandú, Uruguai) articulado com políticas culturais nacionais de extensão universitária a partir de projetos concursáveis desenvoltos junto com organizações da sociedade civil. O objetivo foi a promoção da transformação social que favorecessem a inclusão social entre gerações e o potencial identificatório dos terreiros como caminho favorável para o fortalecimento da participação cidadä. Desenvolveram-se focos de pesquisa ação participativa e história oral para a recuperação da memória local como estratégia para o fortalecimento de vínculos além de trabalhar a representação e significados do passado dialogando junto com as gerações atuais. Os resultados demonstram que a povoação do lugar constitui o principal ator para ativação e desenvolvimento das mudanças socioculturais além disso é necessária uma gestão cultural baseada numa visão grande e de coparticipação da cultura e desenvolvimento de estratégias e ferramentas para assim as pessoas possam participar, encorajar-se e desenvolver iniciativas que sejam de sucesso no espaço local, e nas áreas ainda esquecidas pelos pressupostos públicos.
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