Dionisismo em "Sôroco, sua mãe, sua filha"
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2003v3p23Palavras-chave:
João Guimarães Rosa, Friedrich Nietzsche, TrágicoResumo
Objetiva-se a análise do conto "Sorôco, sua mãe, sua filha", de João Guimarães Rosa. Os elementos da estrutura narrativa constituirão ponto de partida para o alcance do canto dionisíaco presente ao final da narrativa. Os vínculos possíveis quanto ao tratamento dado ao trágico tanto na obra de Guimarães Rosa quanto na de Friedrich Nietzsche serão ressaltados.Downloads
Referências
BELO, Fábio Roberto Rodrigues. 1999. “Loucura e morte em ‘Sorôco, sua mãe, sua filha’, de João Guimarães Rosa”. Boletim do Centro de Estudos Portugueses da UFMG 19.25 (jun.): 109-120.
BOSI, Alfredo. 2003. Céu, inferno: ensaios de crítica literária e ideológica. 2ª ed. São Paulo: Duas Cidades.
FINAZZI-AGRÒ, Ettore. 2001 “Violência e marginalidade na obra de Guimarães Rosa”. Um lugar do tamanho o do mundo: tempos e espaços da ficção em João Guimarães Rosa. Belo Horizonte: Ed. UFMG.
FOUCAULT, Michel. 1978. História da loucura na Idade Clássica. Trad. José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva.
HOUAISS, Antônio. 2001 Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva.
MARTINS, Nilce Sant’Anna. 2001. O léxico de Guimarães Rosa. São Paulo: Edusp.
MORAIS, Márcia Marques de. 1998. “A ironia da loucura: uma leitura de ‘Sorôco, sua mãe, sua filha’, de João Guimarães Rosa. Extensão (Belo Horizonte) 8.27 (dez.): 39-44.
NIETZSCHE, Friedrich. 1978. Assim falou Zaratustra. Tradução de Mario da Silva. São Paulo: Círculo do Livro.
NIETZSCHE, Friedrich. 1996. Além do Bem e do Mal. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras.
NIETZSCHE, Friedrich. 2001. A Gaia Ciência. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras.
PACHECO, Ana Paula. 1998. “Sorôco, sua mãe, sua filha: um canto catártico”. Ângulo, Lorena, n. 76, p. 26-33, dezembro, 1998.
PASSOS, Cleusa Rios P. 2000. “No desvio de dentro”. Guimarães Rosa: do feminino e suas estórias. São Paulo: Hucitec/ FAPESP.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. 2002. “Para trás da Serra do mim”. Scripta (Belo Horizonte) 5.10: 210-217.
ROSA, João Guimarães. 1985. Primeiras estórias. 14ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
SILVA, Telma Borges da. 2000. “Duplos rizomáticos em Guimarães Rosa”. Lélia Parreira Duarte, org. Veredas do Rosa. Belo Horizonte: PUC Minas / CESPUC. 676-680.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.