Texto literário e ampliação de horizontes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n2p157

Palavras-chave:

Espaço, Paisagem, Literatura, Poema

Resumo

Este artigo apresenta uma sequência de atividades escolares elaboradas e aplicadas com o intuito de provocar reflexões sobre a influência que espaço e paisagem exercem em nós e na maneira como nos relacionamos com produções literárias. O público-alvo são alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Por meio deste trabalho, compreendemos a necessidade de estabelecer um diálogo entre a academia e o ensino, aplicando os pressupostos teóricos da primeira na segunda, e fazendo com que o abismo entre pesquisa e a sua aplicação na Educação Básica seja cada vez menor. Para além da contribuição com o diálogo entre as distintas esferas de ensino, apresentamos outra contribuição decorrente dos resultados obtidos: o estímulo à formação do leitor literário, permitindo que por meio das atividades realizadas os alunos também pudessem se expressar, compreendendo, assim, a sua existência a partir do espaço em que vivem. Para isso, escolhemos o poema como eixo do trabalho, devido à sua potencialidade criadora e expressiva, além de não ser um gênero tão distante dos educandos dessa faixa etária.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Rodrigues, Universidade de São Paulo

Graduado em Letras (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Língua Inglesa) pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) no ano de 2007. Possui extensão em Redação para o Vestibular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no ano de 2007. Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP) em 2014. Mestrando em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) com previsão de término em dezembro de 2023. Atualmente leciona na rede municipal para o Ensino Fundamental II da Secretaria de Municipal de Educação da Estância Hidromineral de Poá - SP, e na Rede SESI de Ensino

Phablo Fachin, Universidade de São Paulo

Professor Associado do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Pesquisador nas áreas de Filologia, Paleografia e História da Língua Portuguesa. Publicou "Descaminhos e dificuldades: leituras de manuscritos do século XVIII" (Trilhas Urbanas, 2008) e, com Silvia Hunold Lara, organizou "Guerra contra Palmares: o manuscrito de 1678" (Chão editora, 2021). Ao longos dos anos tem se aventurado por trilhas filológicas, sempre em busca de conhecer a história dos textos, dos seus autores, copistas, editores e dos sentidos escondidos em suas entrelinhas, materialidades e formas de transmissão.

Referências

BASTOS, Ana Regina Vasconcelos Ribeiro. Espaço e literatura: algumas reflexões teóricas. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 05, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.1998.6316.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. 5ª. ed. São Paulo: Humanitas, 2006.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. Vários Textos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011. 171-193.

GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. 13ª. ed. São Paulo: Ática, 2005.

GOMES, Paulo César da Costa. A condição urbana: ensaios de geopolítica da cidade. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

GUIMARÃES, Elisa. Linguagem literária. Rodrigo Hubner et al. Diário de Classe, n. 3, Língua Portuguesa. São Paulo: FDE SEESP, 1994. 77-84.

JOLIBERT, Josette et al. Para formar crianças leitoras e produtoras de poemas. Josette Jolibert et al. Formando crianças produtoras de texto. Trad. Bruno Charles Magne Porto Alegre: Artmed, 1994. 195-207.

MASSCHELEIN, Jan & Maarten Simons. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

PINHEIRO, André. O nascimento de uma nova cidade: aspectos da condição urbana na poesia de Zila Mamede. Odisseia, Natal, n. 4, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/2035.

SESI, Serviço Social da Indústria. Referencial Curricular do Sistema SESI-SP de Ensino: Ensino Fundamental. São Paulo: SESI-SP Editora, 2020.

SILVA, Cristina Vieira da, Marta Martins & Joana Cavalcanti. Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2012.

VIANA, Fernanda Leopoldina & Maria Marta Martins. Percursos de lectura y percursos de vida. Pedro César Cerrillo Torremocha & Cristina Cañamares Torrijos, coords. Actas del V Seminário Internacional de Lectura y Património - literatura infantil: Nuevas lecturas y nuevos lectores. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla la Mancha, 2007. 439-444.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

Ferreira, Wellington Rodrigues, e Phablo Roberto Marchis Fachin. “Texto literário E ampliação De Horizontes”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 43, nº 2, dezembro de 2023, p. 157, doi:10.5433/1678-2054.2023vol43n2p157.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.