Texto literário e ampliação de horizontes
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n2p157Palavras-chave:
Espaço, Paisagem, Literatura, PoemaResumo
Este artigo apresenta uma sequência de atividades escolares elaboradas e aplicadas com o intuito de provocar reflexões sobre a influência que espaço e paisagem exercem em nós e na maneira como nos relacionamos com produções literárias. O público-alvo são alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Por meio deste trabalho, compreendemos a necessidade de estabelecer um diálogo entre a academia e o ensino, aplicando os pressupostos teóricos da primeira na segunda, e fazendo com que o abismo entre pesquisa e a sua aplicação na Educação Básica seja cada vez menor. Para além da contribuição com o diálogo entre as distintas esferas de ensino, apresentamos outra contribuição decorrente dos resultados obtidos: o estímulo à formação do leitor literário, permitindo que por meio das atividades realizadas os alunos também pudessem se expressar, compreendendo, assim, a sua existência a partir do espaço em que vivem. Para isso, escolhemos o poema como eixo do trabalho, devido à sua potencialidade criadora e expressiva, além de não ser um gênero tão distante dos educandos dessa faixa etária.
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