Texto literário e ampliação de horizontes
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n2p157Palavras-chave:
Espaço, Paisagem, Literatura, PoemaResumo
Este artigo apresenta uma sequência de atividades escolares elaboradas e aplicadas com o intuito de provocar reflexões sobre a influência que espaço e paisagem exercem em nós e na maneira como nos relacionamos com produções literárias. O público-alvo são alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Por meio deste trabalho, compreendemos a necessidade de estabelecer um diálogo entre a academia e o ensino, aplicando os pressupostos teóricos da primeira na segunda, e fazendo com que o abismo entre pesquisa e a sua aplicação na Educação Básica seja cada vez menor. Para além da contribuição com o diálogo entre as distintas esferas de ensino, apresentamos outra contribuição decorrente dos resultados obtidos: o estímulo à formação do leitor literário, permitindo que por meio das atividades realizadas os alunos também pudessem se expressar, compreendendo, assim, a sua existência a partir do espaço em que vivem. Para isso, escolhemos o poema como eixo do trabalho, devido à sua potencialidade criadora e expressiva, além de não ser um gênero tão distante dos educandos dessa faixa etária.
Downloads
Referências
BASTOS, Ana Regina Vasconcelos Ribeiro. Espaço e literatura: algumas reflexões teóricas. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 05, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.1998.6316.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. 5ª. ed. São Paulo: Humanitas, 2006.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. Vários Textos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011. 171-193.
GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. 13ª. ed. São Paulo: Ática, 2005.
GOMES, Paulo César da Costa. A condição urbana: ensaios de geopolítica da cidade. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
GUIMARÃES, Elisa. Linguagem literária. Rodrigo Hubner et al. Diário de Classe, n. 3, Língua Portuguesa. São Paulo: FDE SEESP, 1994. 77-84.
JOLIBERT, Josette et al. Para formar crianças leitoras e produtoras de poemas. Josette Jolibert et al. Formando crianças produtoras de texto. Trad. Bruno Charles Magne Porto Alegre: Artmed, 1994. 195-207.
MASSCHELEIN, Jan & Maarten Simons. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
PINHEIRO, André. O nascimento de uma nova cidade: aspectos da condição urbana na poesia de Zila Mamede. Odisseia, Natal, n. 4, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/2035.
SESI, Serviço Social da Indústria. Referencial Curricular do Sistema SESI-SP de Ensino: Ensino Fundamental. São Paulo: SESI-SP Editora, 2020.
SILVA, Cristina Vieira da, Marta Martins & Joana Cavalcanti. Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2012.
VIANA, Fernanda Leopoldina & Maria Marta Martins. Percursos de lectura y percursos de vida. Pedro César Cerrillo Torremocha & Cristina Cañamares Torrijos, coords. Actas del V Seminário Internacional de Lectura y Património - literatura infantil: Nuevas lecturas y nuevos lectores. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla la Mancha, 2007. 439-444.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Wellington Rodrigues, Phablo Fachin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.