Texto literário e ampliação de horizontes
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n2p157Palabras clave:
Espaço, Paisagem, Literatura, PoemaResumen
Este artigo apresenta uma sequência de atividades escolares elaboradas e aplicadas com o intuito de provocar reflexões sobre a influência que espaço e paisagem exercem em nós e na maneira como nos relacionamos com produções literárias. O público-alvo são alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Por meio deste trabalho, compreendemos a necessidade de estabelecer um diálogo entre a academia e o ensino, aplicando os pressupostos teóricos da primeira na segunda, e fazendo com que o abismo entre pesquisa e a sua aplicação na Educação Básica seja cada vez menor. Para além da contribuição com o diálogo entre as distintas esferas de ensino, apresentamos outra contribuição decorrente dos resultados obtidos: o estímulo à formação do leitor literário, permitindo que por meio das atividades realizadas os alunos também pudessem se expressar, compreendendo, assim, a sua existência a partir do espaço em que vivem. Para isso, escolhemos o poema como eixo do trabalho, devido à sua potencialidade criadora e expressiva, além de não ser um gênero tão distante dos educandos dessa faixa etária.
Citas
BASTOS, Ana Regina Vasconcelos Ribeiro. Espaço e literatura: algumas reflexões teóricas. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 05, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.1998.6316.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. 5ª. ed. São Paulo: Humanitas, 2006.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. Vários Textos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011. 171-193.
GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. 13ª. ed. São Paulo: Ática, 2005.
GOMES, Paulo César da Costa. A condição urbana: ensaios de geopolítica da cidade. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
GUIMARÃES, Elisa. Linguagem literária. Rodrigo Hubner et al. Diário de Classe, n. 3, Língua Portuguesa. São Paulo: FDE SEESP, 1994. 77-84.
JOLIBERT, Josette et al. Para formar crianças leitoras e produtoras de poemas. Josette Jolibert et al. Formando crianças produtoras de texto. Trad. Bruno Charles Magne Porto Alegre: Artmed, 1994. 195-207.
MASSCHELEIN, Jan & Maarten Simons. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
PINHEIRO, André. O nascimento de uma nova cidade: aspectos da condição urbana na poesia de Zila Mamede. Odisseia, Natal, n. 4, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/2035.
SESI, Serviço Social da Indústria. Referencial Curricular do Sistema SESI-SP de Ensino: Ensino Fundamental. São Paulo: SESI-SP Editora, 2020.
SILVA, Cristina Vieira da, Marta Martins & Joana Cavalcanti. Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2012.
VIANA, Fernanda Leopoldina & Maria Marta Martins. Percursos de lectura y percursos de vida. Pedro César Cerrillo Torremocha & Cristina Cañamares Torrijos, coords. Actas del V Seminário Internacional de Lectura y Património - literatura infantil: Nuevas lecturas y nuevos lectores. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla la Mancha, 2007. 439-444.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Wellington Rodrigues, Phablo Fachin
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 4.0 Internacional, permitiendo la compartición de la obra con reconocimiento de la autoría de la obra y publicación inicial en este periódico académico.
b) Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. diario.
c) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Ver Efecto del Acceso Abierto).
d) Los autores de los trabajos aprobados autorizan a la revista para que, luego de la publicación, transfiera su contenido para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los autores asumen que los textos sometidos a publicación son de su creación original, asumiendo total responsabilidad por su contenido en caso de objeción por parte de terceros.