O pensamento-paisagem em três narrativas portuguesas do século XX – "Bolor", "Finisterra" e "Um beijo dado mais tarde"

Autores

  • Gisele Seeger Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Paulo Ricardo Kralik Angelini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n2p12

Palavras-chave:

Pensamento-paisagem, Bolor, Finisterra, Um beijo dado mais tarde

Resumo

 Bolor (1968), de Augusto Abelaira, Finisterra. Paisagem e Povoamento (1978), de Carlos de Oliveira, e Um beijo dado mais tarde (1990), de Maria Gabriela Llansol, são obras já paradigmáticas no contexto da narrativa portuguesa do século XX. Orientadas por diretrizes estéticas, temáticas e ideológicas distintas, todas as três participam dum contexto geral de mutação dos paradigmas tradicionais de construção narrativa e põem em xeque a verdade e a acessibilidade dos referentes, projetando, para além da ficção, modos de percepção menos unívocos e categoriais – tais modos de percepção, que contrariam “as dicotomias habituais do pensamento conceitual”, Michel Collot designa-os por “pensamento-paisagem”. No interior desses universos narrativos, são sobretudo as dimensões espaciotemporais as responsáveis por sustentar o problema da referencialidade em ficção e estimular as personagens (e o leitor) a confrontarem-se com o caráter de construto dos universos narrativos e com a ficcionalidade dos referentes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gisele Seeger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutoranda em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
Bolsista CNPq. 

 

Paulo Ricardo Kralik Angelini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008)
Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 

Referências

ABELAIRA, Augusto. Bolor. Lisboa: Presença, 2005.

ARÊAS, Vilma Sant’Anna. A cicatriz e o verbo: análise da obra romanesca de Augusto Abelaira. Lisboa: Casa da Medalha, 1972.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética. A teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernardini. São Paulo: Hucitec, 2014.

BORGES, Paulo. Mundo imaginal, espaço edénico e metamorfose em Ibn ‘Arabī e Maria Gabriela Llansol. El Azufre Rojo, Murcia, n. 6, p. 42-54, 2019. Disponível em: https://revistas.um.es/azufre/article/view/378371/263521. DOI: https://doi.org/10.6018/azufre.378371

BRANDÃO, Alberto Luis. Teorias do espaço literário. São Paulo: Perspectiva, 2013. DOI: https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.3.192-203

BUESCU, Helena. Incidências do olhar: percepção e representação. Lisboa: Caminho, 1990.

CASTELLO BRANCO, Lucia. Palavra em ponto de p. Paulo de Andrade & Sérgio Antônio Silva, orgs. Um corp’a’screver. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 1997. 47-58. Disponível em: https://labed-letras-ufmg.com.br/wp-content/uploads/2020/11/umcorpo1-site.pdf.

COELHO, Nelly Novaes. Consciência histórica de uma geração. Escritores portugueses. São Paulo: Quíron, 1973. 81-118.

COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Trad. Ida Alves. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.

GENETTE, Gérard. Discurso da narrativa. Trad. Maria Alzira Seixo. Lisboa: Vega, 1995.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LLANSOL, Maria Gabriela. Lisboaleipzig I: O encontro inesperado do diverso. Lisboa: Rolim, 1994.

LLANSOL, Maria Gabriela. Um beijo dado mais tarde. Porto: Assírio e Alvim, 2012.

MOURÃO, Luís. O fim in media res. Osvaldo Manuel Silvestre, org. Depois do fim. Nos 33 anos de Finisterra. Paisagem e Povoamento, de Carlos de Oliveira. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa, 2011. 25-45.

PHELAN, James & Peter Rabinowitz. Narrative Worlds. Space, Setting, Perspective. James Phelan et al. orgs. Theory and Interpretation of Narrative. Ohio: The Ohio U P, 2012. 84-92.

PITERI, Sônia Helena de O. Raymundo. O espaço libidinal da escrita e da leitura em Llansol. Sérgio Vicente Motta & Susanna Busato, orgs. Figurações contemporâneas do espaço na literatura. São Paulo: Editora da UNESP, 2010. 27-35. Disponível em: https://books.scielo.org/id/gm87z/pdf/motta-9788579830990.pdf.

RYAN, Marie-Laure. Space. Peter Huhn. The Living Handbook of Narratology. Berlim: De Gruyrer, 2012. Disponível em: https://www-archiv.fdm.uni-hamburg.de/lhn/node/55.html.

SEIXO, Maria Alzira. Paisagem e narração em Finisterra de Carlos de Oliveira. A palavra do romance: ensaios de genologia e análise. Lisboa: Horizonte, 1986. 115-12.

SILVESTRE, Osvaldo Manuel. História e direito natural em Finisterra. Paisagem e Povoamento. Depois do fim. Nos 33 anos de Finisterra. Paisagem e Povoamento, de Carlos de Oliveira. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa, 2011. 75-85.

SILVESTRE, Osvaldo Manuel. Introdução. A cena da escrita: o público e o privado. Carlos de Oliveira. Trabalho Poético. Braga: Angelus Novus, 1996. 21-105.

ZORAN, Gabriel. Towards a Theory of Space in Narrative. Poetics Today, Durham, v. 5, n. 2, p. 309-335, 1984. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1771935. DOI: https://doi.org/10.2307/1771935

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

SEEGER, G.; ANGELINI, P. R. K. O pensamento-paisagem em três narrativas portuguesas do século XX – "Bolor", "Finisterra" e "Um beijo dado mais tarde". Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 12, 2023. DOI: 10.5433/1678-2054.2023vol43n2p12. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/47255. Acesso em: 27 abr. 2024.