Propostas de produção de gêneros do meio digital em livro didático de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p57Palavras-chave:
Livro didático, Gêneros do meio digital, Letramentos.Resumo
Pretendemos, neste artigo, discutir os resultados do recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi o de investigar se as propostas de produção de gêneros do meio digital em livros didáticos de língua inglesa contribuem para o desenvolvimento dos letramentos. Nossas discussões teóricas são baseadas na concepção de gênero (BAKHTIN, 2000; BRONCKART, 2009; MARCUSCHI, 2004), letramento (BRASIL, 2006; ROJO, 2009) e nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Nosso corpus - composto por atividades de produção escrita presentes em uma coleção aprovada pelo PNLD/2011, Keep in Mind (CHIN; ZAORAB, 2009) – foi analisado em interface com os critérios de avaliação do Edital e do Guia, a fim de que pudéssemos responder as perguntas de pesquisa. Nossos resultados mostram que os critérios do edital e do guia são coerentes, no entanto, as propostas de produção não desenvolvem eficazmente os letramentos, sobretudo, por não oferecerem práticas reais de comunicação em suporte digital, incluídas aí as etapas do processo de produção escrita: planejamento, escrita e reescrita de gêneros.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.