Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
- Na submissão, é obrigatória a inclusão dos metadados de todos os autores.
- No artigo de pesquisa que envolvem seres humanos e experimentação com animais vertebrados deve ser enviado como documento suplementar cópia do parecer de aprovação, com o respectivo número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE), emitido por Comitê de Ética em Pesquisa e de acordo com a legislação do país de origem do manuscrito.
Dossiê
Publicar trabalhos relaçionados ao um tema específico referente a chamada em aberto.Artigos
Insira aqui a política desta seçãoDossiê - Desamparo e desencanto na Literatura Portuguesa: Revisitações da Memória e da História
O Dossiê pretende reunir artigos sobre a seguinte temática: DESAMPARO E DESENCANTO NA LITERATURA PORTUGUESA: REVISITAÇÕES DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA.
A responsabilidade desse Dossiê será de Maria Aparecida da Costa (UERN) e Gerson Luiz Roani (UFV).
Prazo máximo de submissão: 30 de novembro de 2020.
O desamparo e o desencantamento diante dos acontecimentos e tribulações que a experiência com a história impõe ao ser humano resultam em atitudes ou sintomas recorrentes na Literatura Portuguesa, desde as suas origens até a hipercontemporaneidade. Nessa perspectiva, a memória manifesta-se como agente fundamental da emergência dessa experiência na prosa, na poesia e no teatro português. Tais modalidades literárias são meios privilegiados de resgate memorialístico, de representação crítica, de desconstrução de imaginários idealizados, mas também exercícios escriturais de projeção da esperança. O dossiê pretende receber artigos que exploram tal viés investigativo, focalizado a Literatura Portuguesa desde as suas raízes, passando pela consolidação imperial, até a atualidade – marcada, segundo Eduardo Lourenço, n’O labirinto da saudade, por uma espécie de ideia “orientada ou subdeterminada consciente ou inconscientemente pela preocupação obsessiva de descobrir quem somos e o que somos como portugueses, uma arrumação tão legítima como a que consiste em organizá-la como caso particular (e em geral pouco relevante) da literatura ocidental”. Diante disso, o volume 41 da Revista SEMINA propõe receber artigos que explorem a ocorrência ou recorrências desta temática cara à produção literária portuguesa, ou seja, a interlocução entre memória e história.
Entrevista
A ENTREVISTA segue os mesmos parâmetros do artigo , exceto o título:
- O título da entrevista deve conter, além do tema geral, a expressão “Entrevista com [nome do entrevistado]”, sem destaque, com asterisco remetendo a uma nota de rodapé que contenha uma breve minibiografia do entrevistado, que demonstre claramente sua relevância científica
- Estrutura da entrevista:
- TÍTULO da entrevista com o nome do entrevistado
- Apresentação (Dizer o objetivo da entrevista e sua estrutura: com perguntas, respostas e comentários ou apenas perguntas e respostas)
- ENTREVISTADOR/A
- As perguntas devem ser inseridas 2 linhas abaixo da Apresentação e, em seguida, da pergunta anterior, sem adentramento de parágrafo, após o termo “ENTREVISTADOR/A:” (em caixa alta), em Times New Roman, tamanho 12, negrito, justificado, com espaçamento 1 e meio, sem adentramento antes ou depois (deixar como zero – e não como “automático).
- ENTREVISTADO/A
- As respostas devem ser iniciadas logo abaixo das perguntas, sem adentramento de parágrafo e sem espaçamento, após o termo “ENTREVISTADO/A:” (em caixa alta), em Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento 1 e meio, sem adentramento antes ou depois.
- COMENTÁRIOS
- Os comentários, se houver, devem ser iniciados logo abaixo das respostas do entrevistado/a, sem adentramento de parágrafo e sem espaçamento, após o termo “COMENTADOR/A:” (em caixa alta), em Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento 1 e meio, sem adentramento antes ou depois.
- Considerações finais
- Agradecimentos
- Referências
Declaração de Direito Autoral
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.