Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

1. Os textos submetidos pelos autores serão avaliados, se observados estes critérios:

  • os trabalhos, em todas as categorias, devem ser submetidos em formato eletrônico, com entrelinhamento 1,5;
  • deverá ser elaborado no editor de texto Microsoft Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, normal; com margens de  2cm, respeitando-se o número de páginas de acordo com a categoria do trabalho e devem estar devidamente numeradas;
  • quando tiver a necessidade de usar fonte fonética, utilizar somente o SilDoulosIPA;
  •  envio obrigatório da folha de rosto, SEPARADAMENTE, como documento suplementar, com o título, o nome do(s) autor(es), informações sobre sua filiação institucional, endereço para contato e uma breve biografia acadêmica (máx. 50 palavras) da qual constem: ano e instituição de mestrado e/ou doutorado;
  •  envio do texto submetido à publicação SEM MARCAS DE AUTORIA;
  1. Dá-se prioridade a artigos de autores externos à Universidade Estadual de Londrina.
  2. Na submissão, é obrigatória a inclusão de todos os autores.
  3. Os trabalhos podem ter até quatro autores.
  4. A titulação mínima do(a) autor(a) principal para submissão nesta revista  é a de Mestre.

Política Antiplágio

A Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas repudia qualquer forma de plágio e autoplágio e apenas publica trabalhos com a garantia, por parte dos respectivos autores, da originalidade de seus trabalhos, por meio de citações adequadas, indicação de fontes com detalhamento correto, em conformidade com as normas, consulta preliminar a software antiplágio e apresentação de relatório antiplágio.

As suposições de plágio são:
a) apresentar trabalhos de outros como seu;
b) adotar palavras ou ideias de outros sem a devida citação;
c) não usar aspas em uma citação literal;
d) usar paráfrase de uma fonte sem mencioná-la;
e) usar paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.

Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes:
a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;
b) publicação duplicada;
c) conflitos de autoria.

Dessa forma, só serão aceitos trabalhos que apresentem, já no ato da submissão, uma declaração (conforme modelo: MODELO DE DECLARAÇÃO) confirmando a originalidade do trabalho e a ausência de qualquer forma de plágio.
Além disso, solicitamos a inclusão de relatório de um programa de detecção de plágio, que comprove a verificação prévia realizada pelo(s) autor(es) antes da submissão.
Recomenda-se a utilização de softwares reconhecidos no meio acadêmico, como Turnitin, Copyscape, Copyspider, Plagscan, entre outros.

OBSERVAÇÕES:

1. Se o texto for aceito para publicação, é necessário também o envio,  como documento suplementar, de uma declaração de revisão do texto que será publicado. Conforme o modelo que se encontra no link a seguir:

MODELO DE CARTA DE REVISÃO

2. Categorias de trabalhos que podem ser submetidos à Revista Semina:Ciências Sociais e Humanas:

a) Artigos Científicos: entre 12 e 15 páginas (resumos, agradecimentos, referências, materiais gráficos, quadros e tabelas inclusos);

b) Artigos  Relatos de Experiências: entre 12 e 15 páginas (resumos, agradecimentos, referências, materiais gráficos, quadros , tabelas e apêndices inclusos);

b) Resenhas de livros e revistas : no máximo 6 páginas;

c) Entrevistas: entre 6 a 12 páginas

 

Os artigos decorrentes de pesquisas com seres humanos ou animais devem encaminhar, juntamente com o artigo no momento da submissão, o parecer de aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética.

3. O artigo científico e o artigo de relato de experiência devem ser originais e apresentar:

3.1. Título do trabalho: o título, acompanhado de sua tradução para o inglês, deve ser breve e objetivo, contendo as palavras-chave que representem o conteúdo do texto.

3.2. Não deverá conter a identificação dos autores, que deve constar apenas nos metadados da submissão. O artigo poderá ter no máximo 4 autores.

3.3. Resumo: deve ser incluído um resumo entre 150 a 200 palavras, em português, acompanhado de sua tradução para o inglês, digitado com entrelinhamento simples. O resumo deve conter o objetivo do trabalho, a metodologia e as teorias empregadas, a discussão e a conclusão. Ao final de cada resumo, na linha abaixo, deve inserir de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.

3.4.   Seções e subseções:

Não devem ser indicadas numerações progressivas nas divisões de seções e subseções do texto, utilizar recursos tipográficos para   diferenciar as seções do trabalho:

Seção primária (negrito, somente a primeira letra maiúsculo)
Seção secundária (Itálico, somente a primeira letra maiúsculo)
Seção terciária (fonte sem recursos, somente a primeira letra maiúsculo)

3.5. Agradecimentos: agradecimentos a auxílios recebido para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo.

3.6. Notas: As notas deverão vir no rodapé do texto, permitido apenas notas explicativas, devem ser numeradas, imediatamente depois da frase a que diz respeito. 

3.7. Apêndices: apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

3.8. Materiais gráficos: fotografias nítidas e gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) poderão ser aceitos e deverão ser inseridos no texto e também enviados como documento complementar. É indispensável mencionar a fonte ou a permissão para reprodução.

3.9. Quadros e Tabelas: os quadros e/ou tabelas deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência redundante no corpo do texto. Assinalar, no texto, por seu número de ordem, os locais onde os quadros e/ou tabelas devem ser intercalados.

3.10. As grandezas, unidades e símbolos deverão obedecer às normas nacionais correspondentes (ABNT).

3.11. Citações: deverão seguir o sistema de chamada alfabética (NBR 10520 da ABNT).

3.12. Referências: devem ser redigidas segundo a norma NBR 6023/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deverão ser listadas na ordem alfabética no final do artigo. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são da responsabilidade do autor.

3.13. O uso do itálico somente para palavras estrangeiras e nome científico, que consiste do nome do gênero seguido do epíteto específico, ambos em itálico.

Exemplos de Referências:

OBS: O DOI dos artigos referenciados deve ser citado.

Artigos:

  • BERBEL, N. A. N.; SÁNCHES GAMBOA, S. A. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Revista Filosofia e Educação, Campinas, v. 3, n. 2, p. 264-287, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635462/3255. Acesso em: 13 ago. 2018.  https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635462
  • MAZZOTTI, A. J. A. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 18-43, jan./jun. 2008. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ML/article/view/1169/1181. Acesso em 13 ago. 2018.

Dissertações e Teses:

  • PRADO JÚNIOR, I. Desenvolvimento do pensamento crítico e criativo no ensino de arquitetura e urbanismo através da metodologia da problematização. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2001.
  • GIANNASI, M. J. O profissional da informação diante dos desafios da sociedade atual: desenvolvimento de pensamento crítico em cursos de educação continuada e a distância via internet, através da metodologia da problematização. 1999. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Fundação Universidade de Brasília, Brasília, 1999.

Livro:

  • ABRAM, J. A Linguagem de Winnicott: dicionário de palavras e expressões utilizadas por Donald W. Winnicott. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.
  • BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino aprendizagem. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 1982.

Capítulo de Livro:

  • MOSCOVICI, S. Das representações coletivas às representações sociais: elementos para uma história. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p. 45-65.
  • RESENDE, A. M. A investigação em psicanálise: exegese, hermenêutica e interpretação. In: SILVA, M. E. L. (Org.). Investigação e psicanálise. Campinas: Papirus, 1993. p.103-118.

4. A pesquisa deve seguir as seguintes recomendações gerais

4.1  O resumo deve conter, obrigatoriamente, o objetivo, uma referência breve sobre os métodos empregados, a menção aos principais referenciais teóricos, a síntese da discussão e a conclusão objetiva da pesquisa.

4.2 É recomendável que a introdução apresente a formulação do problema de pesquisa e a justificativa.

4.3 A metodologia, devidamente embasada em referenciais teóricos, deve ser descrita com clareza e empregada adequadamente na análise do objeto da pesquisa.

4.4 A conclusão, que é a essência da pesquisa, deve ser apresentada de forma clara e objetiva ao final do artigo.

4.5 A pesquisa deve ser original e espera-se que contribua efetivamente para o campo do conhecimento. Capítulos de tese e dissertações, assim como os resultados dessas pesquisas em nível de pós-graduação strictu senso são considerados inéditos, desde que ainda não publicados em livros, revistas ou anais de congressos.

4.6 Como se trata de uma revista interdisciplinar, a redação deve ser clara e compreensível para qualquer pesquisador acadêmico da área das Ciências Sociais e Humanas. É recomendável evitar textos herméticos. Termos de área muito específicos devem ser conceituados no corpo do texto ou explicados em nota de rodapé.

5. A resenha deverá:

5.1. Referir-se a livros publicados no Brasil nos últimos três anos ou no exterior nos últimos cinco anos, devem tanto apresentar as ideias centrais do(a)s autore(a)s, como as considerações críticas do(a) resenhista sobre o conteúdo do livro ou da coletânea.

5.2. Deve conter aproximadamente até 6 páginas.

6. Os pareceres dos trabalhos serão encaminhados ao autor pelo sistema eletrônico

7. Os pareceristas avaliam os trabalhos a partir dos seguintes critérios:

7.1 O Resumo está adequado? (Contém objetivo, métodos, referenciais teóricos, discussão e conclusão?)

7.2 A introdução apresenta a formulação do problema de pesquisa, objetivos e a justificativa?

7.3 A metodologia está embasada em referenciais teóricos e foi empregada adequadamente?

7.4 A conclusão ou considerações finais é clara e objetiva?

7.5 A pesquisa é original e contribui efetivamente para o campo do conhecimento?

7.6 O artigo apresenta redação clara?

8. As questões e problemas não previstos na presente norma serão dirimidos pelo Comitê Editorial da área para a qual foi submetido o artigo para publicação.

Dossiê

Publicar trabalhos relaçionados ao um tema específico referente a chamada em aberto.

Artigos Seção Livre

Insira aqui a política desta seção

Resenhas

Normas para publicação de resenha.

A resenha deve se referir a livros publicados no Brasil nos últimos três anos ou no exterior nos últimos cinco anos, devem tanto apresentar as ideias centrais do(a)s autore(a)s, como as considerações críticas do(a) resenhista sobre o conteúdo do livro ou da coletânea.

Deve conter aproximadamente até 6 páginas.

A primeira página da resenha é a imagem da obra resenhada;

No topo da segunda página, deve vir a referência completa da obra resenhada, incluindo o número de páginas, em fonte 14, negrito e espaçamento simples, sem título, sem resumo, sem palavras-chave;

Abaixo da referência , em espaço simples, à direita, em itálico, deve vir o nome do *autor da resenha, sem negrito, letras maiúsculas somente para as iniciais, com um asterisco que remeterá à **nota de rodapé com a identificação da maior titulação, a instituição onde ela foi obtida; departamento e instituição onde  atua, separada por um hífen da sigla;   e-mail;  identificador ORCID; se houver, indicação dos financiamentos de agências de fomento. Em fonte 10, Times New Roman, justificado.

 

* O nome do autor e a nota de roda´pé devem  ser inserido após a avaliação e aprovação do texto para publicação.

Exemplo das informações sobre o autor da resenha

*  Doutorado na Universidade de São Paulo -USP;  Docente no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Estadual de Londrina-UEL/PR; xxxx@gmail.com;http://orcid.org/0000-0002-1825-0097;

CAPES/ CNPq.

 

 

Entrevista

A ENTREVISTA segue os mesmos parâmetros do artigo , exceto o título:

  • O título da entrevista deve conter, além do tema geral, a expressão “Entrevista com [nome do entrevistado]”, sem destaque, com asterisco remetendo a uma nota de rodapé que contenha uma breve minibiografia do entrevistado, que demonstre claramente sua relevância científica
  • Estrutura da entrevista:
  • TÍTULO da entrevista com o nome do entrevistado
  • Apresentação (Dizer o objetivo da entrevista e sua estrutura: com perguntas, respostas e comentários ou apenas perguntas e respostas)
  • ENTREVISTADOR/A
  • As perguntas devem ser inseridas 2 linhas abaixo da Apresentação e, em seguida, da pergunta anterior, sem adentramento de parágrafo, após o termo “ENTREVISTADOR/A:” (em caixa alta), em Times New Roman, tamanho 12, negrito, justificado, com espaçamento 1 e meio, sem adentramento antes ou depois (deixar como zero – e não como “automático).
  • ENTREVISTADO/A
  • As respostas devem ser iniciadas logo abaixo das perguntas, sem adentramento de parágrafo e sem espaçamento, após o termo “ENTREVISTADO/A:” (em caixa alta), em Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento 1 e meio, sem adentramento antes ou depois.
  • COMENTÁRIOS
  • Os comentários, se houver, devem ser iniciados logo abaixo das respostas do entrevistado/a, sem adentramento de parágrafo e sem espaçamento, após o termo “COMENTADOR/A:” (em caixa alta), em Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento 1 e meio, sem adentramento antes ou depois. 
  • Considerações finais
  • Agradecimentos
  • Referências

Política de Privacidade

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