Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

1. Os textos submetidos pelos autores serão avaliados, se observados estes critérios:

  • os trabalhos, em todas as categorias, devem ser submetidos em formato eletrônico, com entrelinhamento 1,5;
  • deverá ser elaborado no editor de texto Microsoft Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, normal; com margens de  2cm, respeitando-se o número de páginas de acordo com a categoria do trabalho e devem estar devidamente numeradas;
  • quando tiver a necessidade de usar fonte fonética, utilizar somente o SilDoulosIPA;
  •  envio obrigatório da folha de rosto, SEPARADAMENTE, como documento suplementar, com o título, o nome do(s) autor(es), informações sobre sua filiação institucional, endereço para contato e uma breve biografia acadêmica (máx. 50 palavras) da qual constem: ano e instituição de mestrado e/ou doutorado;
  •  envio do texto submetido à publicação SEM MARCAS DE AUTORIA;
  1. Dá-se prioridade a artigos de autores externos à Universidade Estadual de Londrina.
  2. Na submissão, é obrigatória a inclusão de todos os autores.
  3. Os trabalhos podem ter até quatro autores.
  4. A titulação mínima do(a) autor(a) principal para submissão nesta revista  é a de Mestre.

Política Antiplágio

A Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas repudia qualquer forma de plágio e autoplágio e apenas publica trabalhos com a garantia, por parte dos respectivos autores, da originalidade de seus trabalhos, por meio de citações adequadas, indicação de fontes com detalhamento correto, em conformidade com as normas, consulta preliminar a software antiplágio e apresentação de relatório antiplágio.

As suposições de plágio são:
a) apresentar trabalhos de outros como seu;
b) adotar palavras ou ideias de outros sem a devida citação;
c) não usar aspas em uma citação literal;
d) usar paráfrase de uma fonte sem mencioná-la;
e) usar paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.

Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes:
a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;
b) publicação duplicada;
c) conflitos de autoria.

Dessa forma, só serão aceitos trabalhos que apresentem, já no ato da submissão, uma declaração (conforme modelo: MODELO DE DECLARAÇÃO) confirmando a originalidade do trabalho e a ausência de qualquer forma de plágio.
Além disso, solicitamos a inclusão de relatório de um programa de detecção de plágio, que comprove a verificação prévia realizada pelo(s) autor(es) antes da submissão.
Recomenda-se a utilização de softwares reconhecidos no meio acadêmico, como Turnitin, Copyscape, Copyspider, Plagscan, entre outros.

OBSERVAÇÕES:

1. Se o texto for aceito para publicação, é necessário também o envio,  como documento suplementar, de uma declaração de revisão do texto que será publicado. Conforme o modelo que se encontra no link a seguir:

MODELO DE CARTA DE REVISÃO

2. Categorias de trabalhos que podem ser submetidos à Revista Semina:Ciências Sociais e Humanas:

a) Artigos Científicos: entre 12 e 15 páginas (resumos, agradecimentos, referências, materiais gráficos, quadros e tabelas inclusos);

b) Artigos  Relatos de Experiências: entre 12 e 15 páginas (resumos, agradecimentos, referências, materiais gráficos, quadros , tabelas e apêndices inclusos);

b) Resenhas de livros e revistas : no máximo 6 páginas;

c) Entrevistas: entre 6 a 12 páginas

 

Os artigos decorrentes de pesquisas com seres humanos ou animais devem encaminhar, juntamente com o artigo no momento da submissão, o parecer de aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética.

3. O artigo científico e o artigo de relato de experiência devem ser originais e apresentar:

3.1. Título do trabalho: o título, acompanhado de sua tradução para o inglês, deve ser breve e objetivo, contendo as palavras-chave que representem o conteúdo do texto.

3.2. Não deverá conter a identificação dos autores, que deve constar apenas nos metadados da submissão. O artigo poderá ter no máximo 4 autores.

3.3. Resumo: deve ser incluído um resumo entre 150 a 200 palavras, em português, acompanhado de sua tradução para o inglês, digitado com entrelinhamento simples. O resumo deve conter o objetivo do trabalho, a metodologia e as teorias empregadas, a discussão e a conclusão. Ao final de cada resumo, na linha abaixo, deve inserir de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.

3.4.   Seções e subseções:

Não devem ser indicadas numerações progressivas nas divisões de seções e subseções do texto, utilizar recursos tipográficos para   diferenciar as seções do trabalho:

Seção primária (negrito, somente a primeira letra maiúsculo)
Seção secundária (Itálico, somente a primeira letra maiúsculo)
Seção terciária (fonte sem recursos, somente a primeira letra maiúsculo)

3.5. Agradecimentos: agradecimentos a auxílios recebido para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo.

3.6. Notas: As notas deverão vir no rodapé do texto, permitido apenas notas explicativas, devem ser numeradas, imediatamente depois da frase a que diz respeito. 

3.7. Apêndices: apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

3.8. Materiais gráficos: fotografias nítidas e gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) poderão ser aceitos e deverão ser inseridos no texto e também enviados como documento complementar. É indispensável mencionar a fonte ou a permissão para reprodução.

3.9. Quadros e Tabelas: os quadros e/ou tabelas deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência redundante no corpo do texto. Assinalar, no texto, por seu número de ordem, os locais onde os quadros e/ou tabelas devem ser intercalados.

3.10. As grandezas, unidades e símbolos deverão obedecer às normas nacionais correspondentes (ABNT).

3.11. Citações: deverão seguir o sistema de chamada alfabética (NBR 10520 da ABNT).

3.12. Referências: devem ser redigidas segundo a norma NBR 6023/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deverão ser listadas na ordem alfabética no final do artigo. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são da responsabilidade do autor.

3.13. O uso do itálico somente para palavras estrangeiras e nome científico, que consiste do nome do gênero seguido do epíteto específico, ambos em itálico.

Exemplos de Referências:

OBS: O DOI dos artigos referenciados deve ser citado.

Artigos:

  • BERBEL, N. A. N.; SÁNCHES GAMBOA, S. A. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Revista Filosofia e Educação, Campinas, v. 3, n. 2, p. 264-287, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635462/3255. Acesso em: 13 ago. 2018.  https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635462
  • MAZZOTTI, A. J. A. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 18-43, jan./jun. 2008. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ML/article/view/1169/1181. Acesso em 13 ago. 2018.

Dissertações e Teses:

  • PRADO JÚNIOR, I. Desenvolvimento do pensamento crítico e criativo no ensino de arquitetura e urbanismo através da metodologia da problematização. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2001.
  • GIANNASI, M. J. O profissional da informação diante dos desafios da sociedade atual: desenvolvimento de pensamento crítico em cursos de educação continuada e a distância via internet, através da metodologia da problematização. 1999. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Fundação Universidade de Brasília, Brasília, 1999.

Livro:

  • ABRAM, J. A Linguagem de Winnicott: dicionário de palavras e expressões utilizadas por Donald W. Winnicott. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.
  • BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino aprendizagem. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 1982.

Capítulo de Livro:

  • MOSCOVICI, S. Das representações coletivas às representações sociais: elementos para uma história. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p. 45-65.
  • RESENDE, A. M. A investigação em psicanálise: exegese, hermenêutica e interpretação. In: SILVA, M. E. L. (Org.). Investigação e psicanálise. Campinas: Papirus, 1993. p.103-118.

4. A pesquisa deve seguir as seguintes recomendações gerais

4.1  O resumo deve conter, obrigatoriamente, o objetivo, uma referência breve sobre os métodos empregados, a menção aos principais referenciais teóricos, a síntese da discussão e a conclusão objetiva da pesquisa.

4.2 É recomendável que a introdução apresente a formulação do problema de pesquisa e a justificativa.

4.3 A metodologia, devidamente embasada em referenciais teóricos, deve ser descrita com clareza e empregada adequadamente na análise do objeto da pesquisa.

4.4 A conclusão, que é a essência da pesquisa, deve ser apresentada de forma clara e objetiva ao final do artigo.

4.5 A pesquisa deve ser original e espera-se que contribua efetivamente para o campo do conhecimento. Capítulos de tese e dissertações, assim como os resultados dessas pesquisas em nível de pós-graduação strictu senso são considerados inéditos, desde que ainda não publicados em livros, revistas ou anais de congressos.

4.6 Como se trata de uma revista interdisciplinar, a redação deve ser clara e compreensível para qualquer pesquisador acadêmico da área das Ciências Sociais e Humanas. É recomendável evitar textos herméticos. Termos de área muito específicos devem ser conceituados no corpo do texto ou explicados em nota de rodapé.

5. A resenha deverá:

5.1. Referir-se a livros publicados no Brasil nos últimos três anos ou no exterior nos últimos cinco anos, devem tanto apresentar as ideias centrais do(a)s autore(a)s, como as considerações críticas do(a) resenhista sobre o conteúdo do livro ou da coletânea.

5.2. Deve conter aproximadamente até 6 páginas.

6. Os pareceres dos trabalhos serão encaminhados ao autor pelo sistema eletrônico

7. Os pareceristas avaliam os trabalhos a partir dos seguintes critérios:

7.1 O Resumo está adequado? (Contém objetivo, métodos, referenciais teóricos, discussão e conclusão?)

7.2 A introdução apresenta a formulação do problema de pesquisa, objetivos e a justificativa?

7.3 A metodologia está embasada em referenciais teóricos e foi empregada adequadamente?

7.4 A conclusão ou considerações finais é clara e objetiva?

7.5 A pesquisa é original e contribui efetivamente para o campo do conhecimento?

7.6 O artigo apresenta redação clara?

8. As questões e problemas não previstos na presente norma serão dirimidos pelo Comitê Editorial da área para a qual foi submetido o artigo para publicação.

Dossiê

Publicar trabalhos relaçionados ao um tema específico referente a chamada em aberto.

Artigos Seção Livre

Insira aqui a política desta seção

Resenhas

Normas para publicação de resenha.

A resenha deve se referir a livros publicados no Brasil nos últimos três anos ou no exterior nos últimos cinco anos, devem tanto apresentar as ideias centrais do(a)s autore(a)s, como as considerações críticas do(a) resenhista sobre o conteúdo do livro ou da coletânea.

Deve conter aproximadamente até 6 páginas.

A primeira página da resenha é a imagem da obra resenhada;

No topo da segunda página, deve vir a referência completa da obra resenhada, incluindo o número de páginas, em fonte 14, negrito e espaçamento simples, sem título, sem resumo, sem palavras-chave;

Abaixo da referência , em espaço simples, à direita, em itálico, deve vir o nome do *autor da resenha, sem negrito, letras maiúsculas somente para as iniciais, com um asterisco que remeterá à **nota de rodapé com a identificação da maior titulação, a instituição onde ela foi obtida; departamento e instituição onde  atua, separada por um hífen da sigla;   e-mail;  identificador ORCID; se houver, indicação dos financiamentos de agências de fomento. Em fonte 10, Times New Roman, justificado.

 

* O nome do autor e a nota de roda´pé devem  ser inserido após a avaliação e aprovação do texto para publicação.

Exemplo das informações sobre o autor da resenha

*  Doutorado na Universidade de São Paulo -USP;  Docente no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Estadual de Londrina-UEL/PR; xxxx@gmail.com;http://orcid.org/0000-0002-1825-0097;

CAPES/ CNPq.

 

 

Entrevista

A ENTREVISTA segue os mesmos parâmetros do artigo , exceto o título:

  • O título da entrevista deve conter, além do tema geral, a expressão “Entrevista com [nome do entrevistado]”, sem destaque, com asterisco remetendo a uma nota de rodapé que contenha uma breve minibiografia do entrevistado, que demonstre claramente sua relevância científica
  • Estrutura da entrevista:
  • TÍTULO da entrevista com o nome do entrevistado
  • Apresentação (Dizer o objetivo da entrevista e sua estrutura: com perguntas, respostas e comentários ou apenas perguntas e respostas)
  • ENTREVISTADOR/A
  • As perguntas devem ser inseridas 2 linhas abaixo da Apresentação e, em seguida, da pergunta anterior, sem adentramento de parágrafo, após o termo “ENTREVISTADOR/A:” (em caixa alta), em Times New Roman, tamanho 12, negrito, justificado, com espaçamento 1 e meio, sem adentramento antes ou depois (deixar como zero – e não como “automático).
  • ENTREVISTADO/A
  • As respostas devem ser iniciadas logo abaixo das perguntas, sem adentramento de parágrafo e sem espaçamento, após o termo “ENTREVISTADO/A:” (em caixa alta), em Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento 1 e meio, sem adentramento antes ou depois.
  • COMENTÁRIOS
  • Os comentários, se houver, devem ser iniciados logo abaixo das respostas do entrevistado/a, sem adentramento de parágrafo e sem espaçamento, após o termo “COMENTADOR/A:” (em caixa alta), em Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento 1 e meio, sem adentramento antes ou depois. 
  • Considerações finais
  • Agradecimentos
  • Referências

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