Observação participante: uma abordagem metodológica para a psicologia escolar

Autores

  • João Batista Martins Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1996v17n3p266

Palavras-chave:

Psicologia escolar, observação participante, metodologia de pesquisa, cotidiano.

Resumo

O propósito deste trabalho é discutir a observação participante como uma metodologia apropriada para o trabalho do psicólogo escolar. Nós consideramos a escola como uma construção social circunscrita pelas representações sociais dos agentes que participam de seu dia a dia. A observação participante permite ao psicólogo pesquisar as estruturas das relações sociais e oferecer soluções alternativas para os problemas emergentes na realização das metas da escola. Portanto, o trabalho do psicólogo deve ser o de compreender as representações sociais dos segmentos sociais da escola no sentido de desvelar as contradições implícitas nas relações escolares rotineiras.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Martins, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

20.12.1996

Como Citar

MARTINS, João Batista. Observação participante: uma abordagem metodológica para a psicologia escolar. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 266–273, 1996. DOI: 10.5433/1679-0383.1996v17n3p266. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9472. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre