Observação participante: uma abordagem metodológica para a psicologia escolar

Autores/as

  • João Batista Martins Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1996v17n3p266

Palabras clave:

Psicologia escolar, observação participante, metodologia de pesquisa, cotidiano.

Resumen

O propósito deste trabalho é discutir a observação participante como uma metodologia apropriada para o trabalho do psicólogo escolar. Nós consideramos a escola como uma construção social circunscrita pelas representações sociais dos agentes que participam de seu dia a dia. A observação participante permite ao psicólogo pesquisar as estruturas das relações sociais e oferecer soluções alternativas para os problemas emergentes na realização das metas da escola. Portanto, o trabalho do psicólogo deve ser o de compreender as representações sociais dos segmentos sociais da escola no sentido de desvelar as contradições implícitas nas relações escolares rotineiras.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Batista Martins, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina

Publicado

1996-12-20

Cómo citar

MARTINS, João Batista. Observação participante: uma abordagem metodológica para a psicologia escolar. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 266–273, 1996. DOI: 10.5433/1679-0383.1996v17n3p266. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9472. Acesso em: 28 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre