Políticas públicas para a agricultura familiar no Brasil

Autores

  • Clarissa Pereira Junqueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jandir Ferrera de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2008v29n2p159

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Políticas públicas, Economia Rural.

Resumo

O presente artigo faz uma análise da relação entre algumas políticas públicas aplicadas ao setor agropecuário familiar, e seus efeitos para o desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil. São analisados: o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, que vem contribuindo fortemente para o desenvolvimento do setor, principalmente na região Sul do país; a implementação da Previdência Social Rural como paliativo à exclusão social; e o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, que dá garantia de compra a parte da produção agropecuária familiar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clarissa Pereira Junqueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Administradora e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da  Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) / Campus de Toledo.

Jandir Ferrera de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Ph.D. em Desenvolvimento Regional pela Université du Québec (UQAC). Professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus de Toledo. Pesquisador do CNPQ e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (GEPEC).

Downloads

Publicado

29.11.2008

Como Citar

JUNQUEIRA, C. P.; LIMA, J. F. de. Políticas públicas para a agricultura familiar no Brasil. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 159–176, 2008. DOI: 10.5433/1679-0383.2008v29n2p159. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/5469. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre