Propostas de produção de gêneros do meio digital em livro didático de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p57Palabras clave:
Livro didático, Gêneros do meio digital, Letramentos.Resumen
Pretendemos, neste artigo, discutir os resultados do recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi o de investigar se as propostas de produção de gêneros do meio digital em livros didáticos de língua inglesa contribuem para o desenvolvimento dos letramentos. Nossas discussões teóricas são baseadas na concepção de gênero (BAKHTIN, 2000; BRONCKART, 2009; MARCUSCHI, 2004), letramento (BRASIL, 2006; ROJO, 2009) e nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Nosso corpus - composto por atividades de produção escrita presentes em uma coleção aprovada pelo PNLD/2011, Keep in Mind (CHIN; ZAORAB, 2009) – foi analisado em interface com os critérios de avaliação do Edital e do Guia, a fim de que pudéssemos responder as perguntas de pesquisa. Nossos resultados mostram que os critérios do edital e do guia são coerentes, no entanto, as propostas de produção não desenvolvem eficazmente os letramentos, sobretudo, por não oferecerem práticas reais de comunicação em suporte digital, incluídas aí as etapas do processo de produção escrita: planejamento, escrita e reescrita de gêneros.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.