Efeito de herbicidas na dessecação e germinação de sementes remanescentes de Lolium multiflorum L.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2067Palavras-chave:
Azevém, Controle, Tecnologia de aplicação, Herbicida.Resumo
O objetivo desse trabalho foi o de avaliar a eficácia de diferentes herbicidas aplicados em pósemergência na dessecação de plantas de azevém e viabilidade de sementes remanescentes do controle, com diferentes volumes de calda de aplicação. Os tratamentos testados foram: três formulações de glyphosate na dose de 1.080g ha-1 (Roundup Original, Roundup Transorb, Roundup WG), paraquat + diuron nas doses de 300 + 150 e 500 + 250g ha-1 e amônio-glufosinate nas doses de 400 e 600g ha-1. Em todos os tratamentos foram utilizados os volumes de aplicação de 200 e 400L ha-1. A eficácia na dessecação de plantas de azevém foram avaliados aos 1, 3, 7, 14 e 21 dias após aplicação, sendo que nesta última avaliação foram coletadas plantas para a análise de produção de matéria seca, assim como panículas com sementes para testar a sua viabilidade. A dessecação do azevém com o herbicida glyphosate nas diferentes formulações e volumes testados, bem como o herbicida amônio-glufosinate na dose de 600g ha-1 no volume de aplicação de 400L ha-1 proporcionaram os melhores controles. Os tratamentos com gliphosate (Roundup Original) e paraquat+diuron (300+150g ha-1), nos volumes de 400 e 200L há-1, respectivamente, foram os que proporcionaram os menores valores de matéria seca, diferindo da testemunha. Todas as sementes remanescentes de azevém foram mortas pelos tratamentos com os herbicidas paraquat + diuron na dose de 500+250g ha-1 e amônio-glufosinate na dose de 600g ha-1, ambas com volume de aplicação de 200L ha-1.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.