Densidades de palha e condições de luminosidade na germinação de sementes de Euhphorbia heterophylla

Autores

  • Renata Pereira Marques Faculdade de Ciências Agronômicas
  • Dagoberto Martins Faculdade de Ciências Agronômicas
  • Saulo Ítalo de Almeida Costa Faculdade de Ciências Agronômicas
  • Hermeson dos Santos Vitorino Faculdade de Ciências Agronômicas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p867

Palavras-chave:

Leiteiro, Cana-crua, Plântulas, Vermelho curto, Vermelho distante.

Resumo

Estudou-se a influência da densidade de palha de cana-de-açúcar e condições de luminosidade sobre a germinação de sementes de Euphorbia heterophylla em condições controladas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro repetições de 50 sementes, e os tratamentos foram dispostos no esquema fatorial 6 x 5, sendo seis quantidades de palha de cana-de-açúcar (0, 8, 10, 12, 14 e 16 t ha-1) e cinco 5 tipos de luz (luz constante, escuro constante, alternância luz-escuro, vermelho curto e vermelho distante). As sementes foram colocadas para germinar em caixas plásticas do tipo gerbox e cobertas por camadas de palha sobrepostas e mantidas em câmaras de germinação. As avaliações de germinação foram diárias, computando-se as plântulas normais, quando apresentavam protusão radicular visível e calculado o índice de velocidade de germinação (IVG). O aumento das diferentes densidades de palha e diferentes comprimentos de onda proporcionaram germinação de 83 a 97% e IVG entre 9,85 a 15,36. As diferentes densidades de palha e comprimentos de onda não suprimiram a germinação de sementes de E. heterophylla, sendo a espécie insensível à luz. Assim sendo, a presença de palha em sistema de cana-crua não pode ser considerada ferramenta potencial para controle dessa espécie.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Pereira Marques, Faculdade de Ciências Agronômicas

Engenheira Agrônoma, Mestre em Produção Vegetal, Faculdade de Ciências Agronômicas/FCA/UNESP. Deptº de Produção Vegetal, Botucatu, SP.

Dagoberto Martins, Faculdade de Ciências Agronômicas

Engº Agrº, Prof. Dr. Assistente da Faculdade de Ciências Agronômicas/FCA/UNESP. Deptºde Produção Vegetal, Botucatu, SP.

Saulo Ítalo de Almeida Costa, Faculdade de Ciências Agronômicas

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Produção Vegetal, Faculdade de Ciências Agronômicas/FCA/UNESP. Deptº de Produção Vegetal, Botucatu, SP.

Hermeson dos Santos Vitorino, Faculdade de Ciências Agronômicas

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Produção Vegetal, Faculdade de Ciências Agronômicas/FCA/UNESP. Deptº de Produção Vegetal, Botucatu, SP.

Downloads

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Marques, R. P., Martins, D., Costa, S. Ítalo de A., & Vitorino, H. dos S. (2012). Densidades de palha e condições de luminosidade na germinação de sementes de Euhphorbia heterophylla. Semina: Ciências Agrárias, 33(3), 867–872. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p867

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>