Densidades de palha e condições de luminosidade na germinação de sementes de Euhphorbia heterophylla
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p867Palavras-chave:
Leiteiro, Cana-crua, Plântulas, Vermelho curto, Vermelho distante.Resumo
Estudou-se a influência da densidade de palha de cana-de-açúcar e condições de luminosidade sobre a germinação de sementes de Euphorbia heterophylla em condições controladas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro repetições de 50 sementes, e os tratamentos foram dispostos no esquema fatorial 6 x 5, sendo seis quantidades de palha de cana-de-açúcar (0, 8, 10, 12, 14 e 16 t ha-1) e cinco 5 tipos de luz (luz constante, escuro constante, alternância luz-escuro, vermelho curto e vermelho distante). As sementes foram colocadas para germinar em caixas plásticas do tipo gerbox e cobertas por camadas de palha sobrepostas e mantidas em câmaras de germinação. As avaliações de germinação foram diárias, computando-se as plântulas normais, quando apresentavam protusão radicular visível e calculado o índice de velocidade de germinação (IVG). O aumento das diferentes densidades de palha e diferentes comprimentos de onda proporcionaram germinação de 83 a 97% e IVG entre 9,85 a 15,36. As diferentes densidades de palha e comprimentos de onda não suprimiram a germinação de sementes de E. heterophylla, sendo a espécie insensível à luz. Assim sendo, a presença de palha em sistema de cana-crua não pode ser considerada ferramenta potencial para controle dessa espécie.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Renata Pereira Marques, Dagoberto Martins, Saulo Ítalo de Almeida Costa, Hermeson dos Santos Vitorino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













