Fenologia de Ficus guaranitica Chodat & Vischer
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1995v16n1p129Palavras-chave:
Ficus guaranitica, Fenologia, Unidade de conservação, Ambiente degradado.Resumo
Muitas espécies de Ficus desempenham um importante papel como fonte de recursos alimentares para a fauna silvestre, tendo, portanto, potencial de utilização em projetos de recuperação de ambientes degradados. Desta forma o estudo da fenologia de espécies de Ficus permitirá estabelecer estratégias para o seu manejo em unidades de conservação. Com o objetivo de conhecer o potencial de F. guaranitica, como fonte de recursos alimentares para a fauna em ambientes alterados, foram monitoradas semanalmente indivíduos de F. guaranitica do campus da Universidade Estadual de Londrina durante um período de 22 meses. Os parâmetros fenológicos observados foram: início de florescimento, total de árvores frutificando, duração da frutificação e quantidade de folhas. Estes parâmetros foram comparados com algumas variáveis climáticas (temperatura máxima, mínima e média; umidade relativa do ar; insolação; radiação solar e precipitação pluviométrica). Observaram-se árvores frutificando em todo o período de estudo, porém com maior porcentagem de indivíduos frutificando nos períodos mais frios do ano. Os inícios de florescimento ocorreram ao longo de todo o ano, porém sem aparente sazonalidade. No inverno observou-se um prolongamento na duração da frutificação e maior porcentagem de árvores perdendo folhas. Devido ao seu comportamento fenológico, F. guaranitica, mostra grande potencial como fonte de recursos alimentares para a fauna em ambientes degradados. Este hábito também coloca a espécie no grupo de "espécies-chave" de unidades de conservação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.