Comparação entre os padrões espaciais de remanescentes florestais no gradiente urbano de Londrina, PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1995v16n1p34Palavras-chave:
Floresta, Fotointerpretação, Desmatamento, Urbanização.Resumo
As florestas cumprem um papel importante na manutenção dos processos ecológicos fundamentais do planeta, e a determinação de números precisos sobre o desmatamento é fundamental na elaboração de projetos conservacionistas. Este trabalho teve como objetivo estudar a evolução da cobertura florestal no gradiente urbano de Londrina, norte do Paraná (23°23' S, 51°11°) entre os anos de 1970 e 1980, preocupando-se em determinar a classe de tamanho de fragmento mais afetada pelo desmatamento, a influência da urbanização sobre este processo, além de produzir material que auxilie trabalhos de fiscalização e monitoramento. Foram mapeados através de fotointerpretação, todos os remanescentes florestais de uma área de 609,50 km. tendo Londrina como centro. Mediu-se as reduções e incrementos de área florestada ocorrida em cada fragmento. A influência da urbanização sobre o padrão de distribuição da cobertura florestal entre 1970 e 1980 não se comprovou. As maiores perdas de floresta se deram em fragmentos de até 20 ha., situados na zona rural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.